20/01/2013 16:03

Zé Pedro dos Xutos tem raízes familiares em Oleiros e na Sertã

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, com raízes familiares nos municípios de Oleiros e da Sertã, foi o protagonista do primeiro episódio do programa “Quem É Que Tu Pensas Que És?”.

Estudada a sua árvore genealógica pela Associação Portuguesa de Genealogia para tentar descobrir a origem familiar da sua paixão pela música, bem como informações relevantes sobre alguns dos seus antepassados, Zé Pedro ficou a saber que descende, nomeadamente, de Dom Afonso Sanches, grande amante das artes e letras e figura marcante da História de Portugal, o qual foi filho natural do Rei Dom Dinis.

Emitido pela RTP1 no passado dia 15 de Janeiro, o referido programa contou com a com a presença do Vice-Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, Dr. Nuno Barata-Figueira, também Director da Associação Portuguesa de Genealogia, que deu a conhecer ao conhecido músico a sua ascendência pelos bisavós António Maria Afonso e Bernardina Nunes de Almeida Mota, a qual era neta materna de Manuel da Mota, natural da vila de Álvaro, no município de Oleiros, mas cujas raízes mais ancestrais estão na vila da Sertã.

 

—————

Retroceder