XIV Feira do Pinhal
Inaugurada pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Prof. Doutor Miguel de Castro Neto, e pelo Presidente da Câmara de Oleiros, Dr. Fernando Marques Jorge, a XIV edição da Feira do Pinhal decorreu de 6 a 9 de Agosto, em Oleiros.
Tal como habitualmente, contou com a participação das Juntas de Freguesia do concelho, bem como de diversas associações que desenvolvem o seu trabalho em prol do município, nomeadamente a Casa da Comarca da Sertã. Durante a Feira, na qual participamos ininterruptamente desde 2008, foram disponibilizadas no nosso expositor diversas obras literárias, nomeadamente “A Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova”, “Sertanense: 75 Anos de História”, “Vilar dos Condes - A terra e a sua gente”, "Monografia da Freguesia de S. João do Peso” e "Os Mendes Barata da Longra", tendo ainda sido disponibilizados gratuitamente diversos materiais promocionais dos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, bem como de Mação.
Na sexta-feira à noite, um dos dias de maior afluência de visitantes, registou-se a estreia do espectáculo "Noite de Estrelas", a cargo da Pirotecnia Oleirense, sócio colectivo da Casa da Comarca da Sertã. Já no Sábado, último dia do certame, os expositores da Feira do Pinhal abriram as suas portas logo pela manhã e o programa Verão Total da RTP 1 foi emitido em directo a partir do Jardim Municipal, seguindo-se, na parte da tarde, o início do contra-relógio individual, correspondendo à 9ª etapa da 76ª Volta a POrtugal em Bicicleta. De referir que o percurso teve início em Oleiros e terminou na Sertã, numa festa popular que registou elevada adesão do público e na qual o acordeonista e organista Gonçalo Barata tocou a "Marcha da Casa da Comarca da Sertã".
Neste importante certame regional, marcaram também presença diversos associados colectivos da nossa Casa, nomeadamente o Hotel de Santa Margarida, que teve um espaço de restauração no recinto da Feira, no qual promoveu de forma inovadora a excelência da gastronomia do município, bem como a Associação "Os Amigos da Póvoa de Cambas" (freguesia de Estreito e Vilar Barroco), a Liga dos Amigos da Freguesia da Amieira (Freguesia de Oleiros e Amieira), a Liga dos Amigos da Freguesia de Isna, a Liga Regional "Os Unidos da Freguesia de Álvaro", a União Regional da Freguesia do Sobral, o Grupo de Amigos Incondicionais de Orvalho (Freguesia de Orvalho), cujo Grupo de Danças e Cantares uma vez mais actuou no recinto da Feira, e o Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã.
As festividades de Oleiros terminaram no dia 11 de Agosto, feriado municipal.
—————