26/09/2018 17:13

Visita da ACRL ao Alto Douro Vinhateiro

Entre 21 e 23 de Setembro, a ACRL - Associação das Casas Regionais em Lisboa realizou uma visita ao Alto Douro Vinhateiro e ao norte dos distritos de Viseu e da Guarda.

Tendo por principal objectivo fomentar o intercâmbio entre casas regionais, bem como divulgar e promover diversas regiões de Portugal, a presente visita temática contou com a participação da Casa da Comarca de Arganil, do Concelho de Alvaiázere, de Pampilhosa da Serra, de Tomar, de Tondela, bem como a Casa dos Tabuenses, a Casa Regional de Ferreira do Zêzere e, naturalmente, a Casa da Comarca da Sertã, através do Dr. Armindo Augusto Ramos, representante de Oleiros no Conselho Regional, e esposa, Dra. Helena Ramos.

Os participantes ficaram a conhecer o Alto Douro Vinhateiro, desde Peso da Régua até Barca d’Alva, com subida do rio de barco e regresso, por estrada, ao local onde ficaram alojados, o Hotel Plácido Douro, em Tabuaço. De referir que o trajecto por estrada passou pelos vários concelhos adjacentes, com especial relevo para Vila Nova de Foz Coa, São João da Pesqueira, Lamego, Penedono, Trancoso, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo, com visita a uns e simples passagem por outros.

Constituíram pontos altos da visita, para além da subida do rio, a visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Diocese e Museu, no centro da cidade de Lamego, a visita ao Santuário de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira, com altaneira vista para a bacia do Douro, bem como a visita à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
 

—————

Retroceder