08/06/2015 23:03

Viscondes de Oleiros relembrados em Castelo Branco

A Associação Portuguesa de Genealogia e a Pinacoteca José Barata de Castilho organizaram, com o apoio da Casa da Comarca da Sertã e também do Arquivo Distrital de Castelo Branco, da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Junta de Freguesia de Castelo Branco e da OUTREM – Associação de Defesa do Ambiente e do Património, uma “Tertúlia Genealógica em Castelo Branco”, no passado dia 23 de Maio, a qual decorreu na Pinacoteca José Barata de Castilho.
 
Na parte da manhã foi feita uma visita guiada à Pinacoteca José Barata de Castilho, situada no antigo Palácio dos Cardosos, em pleno centro histórico da cidade de Castelo Branco, a qual foi conduzida pelo Pintor José Barata de Castilho, tendo proferido umas palavras de boas-vindas o Dr. Luís M. Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.
 
Na parte da tarde, após a sessão de boas-vindas levada a cabo por José A. S. da Costa Caldeira, Director da Associação Portuguesa de Genealogia, pelo Professor Doutor Fernando Manuel Raposo, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Castelo Branco, e pela Dra. Maria Clara Fevereiro, Directora do Arquivo Distrital de Castelo Branco, deu-se início à tertúlia genealógica propriamente dita.
 
Entre os vários temas apresentados, os quais foram todos de elevado interesse, damos especial relevo, devido à sua ligação ao território da Comarca da Sertã: «Grandes Vultos do Distrito de Castelo Branco: Os Viscondes de Oleiros», apresentado pelo Eng. António de Mattos e Silva, antigo Director da Associação Portuguesa de Genealogia e Secretário-Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa e da Associação da Nobreza Histórica de Portugal; e «Ligações Familiares aos Cardoso de São Martinho de Mouros: Os Cardoso Frazão, os Barata de Castilho, os Barões de Castelo Novo, os Cunha Mota e os Viscondes de Oleiros», apresentado pelo Dr. Nuno M. Barata-Figueira, Vice-Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã e Director da Associação Portuguesa de Genealogia.
 
Os outros temas apresentados foram: «Notas Sobre a Construcção do Palácio de Rafael José da Cunha em Castelo Branco: O Palácio dos Motas», pelo Doutor Leonel Azevedo; «Grandes Vultos do Distrito de Castelo Branco: Ligações Familiares dos Barões de Castelo Novo a Vice-Reis da Índia», pelo Dr. Fernando d’Abrandes Correia da Silva; e «A Complexidade do Universo Familiar Cristão-Novo: Teias, Fios e Laços Genealógicos», pela Dra. Maria David Eloy.
 

—————

Retroceder