09/12/2018 17:30

Venda de Natal destacou 500 Anos do Foral de Cardigos

No âmbito de mais uma edição da Venda de Natal, realizada na tarde do dia 8 de Dezembro, foi apresentado o opúsculo “Foral da Bichieira. 500 Anos a dizer Cardigos”, publicado a propósito dos 5 séculos do Foral de Cardigos, freguesia do concelho de Mação e que integra a região promovida pela Casa da Comarca da Sertã.

Após as intervenções do Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã e do Presidente da Junta de Freguesia de Cardigos, teve início a alocução do Dr. António Manuel Silva, licenciado em História, natural dos Vales de Cardigos e sócio da Casa da Comarca da Sertã, que, perante uma sala cheia, deu nota de diversos factos da história de Cardigos e do Foral que lhe foi dado pelo Rei D. Manuel I a 18 de Maio de 1518.

Com o apoio da Junta de Freguesia de Cardigos, autarquia presidida por Carlos Leitão, seguiu-se uma “merenda quinhentista” com produtos típicos da gastronomia dessa freguesia do concelho de Mação.

A obra “Foral da Bichieira. 500 Anos a dizer Cardigos” está agora disponível para leitura na Biblioteca da Casa da Comarca da Sertã, devendo os interessados na sua aquisição contactar directamente a Junta de Freguesia de Cardigos.

No âmbito da Venda de Natal foram também disponibilizados alguns produtos da gastronomia local, nomeadamente filhós, maranho e bucho da Sertã e alguns licores, bem como algumas obras literárias de temática regional.

Foi também o último dia em que estiveram patentes ao público as exposições de fotografias de Zé Pedro dos Xutos & Pontapés e da Freguesia de Álvaro, inauguradas, respectivamente, a 20 e a 11 de Novembro, no âmbito da sessão evocativa do conhecido músico e das celebrações do 50º Aniversário da fundação da Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro.

—————

Retroceder