06/10/2019 18:53

Terreiro do Gaiteiro com concerto dos Xantão

No âmbito do Terreiro do Gaiteiro e assinalando o Dia Mundial da Música, o grupo musical Xantão realizou, no dia 5 de Outubro, um concorrido concerto de estreia na Casa da Comarca da Sertã.

O grupo musical Xantão, constituído por Diana Henriques e André Fonseca, começou em 2018, na cidade de Lisboa. André Fonseca - guitarra, dulcimer, flauta de tamborileiro e programações - e Diana Henriques - voz e percussões - começaram a tocar juntos depois de se terem conhecido enquanto percussionistas no meio musical das gaitas-de-foles. O dueto surgiu de uma necessidade conjunta de reinventar temas tradicionais portugueses, transpondo o contexto rural em que foram criados para um imaginário urbano próprio.

Com Paulo Magueijo como responsável pelo som, o concerto foi o ponto alto de mais uma edição do Terreiro do Gaiteiro, convívio musical organizado conjuntamente pelo Terreiro do Gaiteiro e Casa da Comarca da Sertã, com o apoio da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles.

O Terreiro do Gaiteiro foi idealizado por Diogo Leal, Gustavo Portela e Pedro Almeida, o primeiro dos quais é sócio da Casa da Comarca da Sertã e foi responsável pelas aulas de flauta de tamborileiro que a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles ministrou na nossa Sede. Gustavo Portela, ex-Presidente da Direcção da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles, é o actual responsável pelas referidas aulas, que têm lugar nas instalações da Voz do Operário, na Graça.

—————

Retroceder