26/11/2018 17:43

Sessão evocativa de Zé Pedro dos Xutos & Pontapés

O Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã foi palco de uma sessão evocativa de Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés, no dia 20 de Novembro.

Tendo por principal objectivo assinalar o primeiro ano do seu precoce desaparecimento, ocorrido a 30 de Novembro de 2017, a sessão teve início com a inauguração de uma exposição de 10 fotografias da autoria do fotojornalista Arlindo Homem, captadas nas Festas do Avante de 2016 e 2017, e na homenagem póstuma que lhe foi prestada na edição deste ano no Festival Super Bock Super Rock.

Seguiu-se a alocução do Dr. Nuno Barata-Figueira, Vice-Presidente da Casa da Comarca da Sertã e Director da Associação Portuguesa de Genealogia, intitulada "Zé Pedro (Xutos e Pontapés) e as Suas Raízes Familiares na Comarca da Sertã: A Varonia Afonso dos Reis e Suas Ligações às Famílias Barata, Lameira e Rebelo da Mota", na qual o orador explanou as raízes familiares do homenageado nos concelhos de Oleiros e da Sertã, nomeadamente pelo seu tetravô Manuel da Mota, nascido na vila de Álvaro.

Marcaram presença Paula Reis e Maria João Reis, irmãs de Zé Pedro, o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Casa da Comarca da Sertã, o Presidente da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, o Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia, bem como representantes da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, da União Regional da Freguesia do Sobral e da Casa dos Tabuenses, entre outros.

Na ocasião, o Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, também tetraneto de Manuel da Mota, ofereceu à família uma fotografia de Zé Pedro, assinada por Arlindo Homem.

—————

Retroceder