28/03/2023 13:53

Sessão-debate sobre as Casas Regionais

A Casa de Lafões foi palco de uma sessão-debate sobre as Casas Regionais no dia 25 de Março.

Organizada pela Casa de Lafões, Casa do Concelho de Ponte de Lima e Casa da Comarca da Sertã, teve início com uma intervenção da presidente da Casa de Lafões, Paula Cardoso, a que se seguiu uma actuação da Orquestra de Câmara VIVACE.

A sessão-debate dividiu-se nos painéis “Contributos da Cultura Popular no Desenvolvimento em Lisboa” e  “Casas Regionais – Quo Vadis”, ambos com moderação a cargo de Pedro Amaro, presidente da Casa da Comarca da Sertã,  a quem coube igualmente fazer uma súmula das principais conclusões na sessão de encerramento.

No primeiro painel foram oradores Laurentina Pereira, Directora Municipal de Cultura, em representação do vereador Diogo Moura da Câmara Municipal de Lisboa; Luís Esteves, Historiador especialista em Casas Regionais e presidente da Casa do Concelho de Castro Daire; Pedro Giestas, director do Teatro Invisível e actor; José Marques, investigador e cineasta; e Maria Beatriz Rocha-Trindade, professora catedrática, fundadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais.

O segundo painel contou com as intervenções de Laurentina Pereira, de Elísio Chaves, presidente da Associação das Casas Regionais em Lisboa e presidente da Casa do Concelho de Tondela; de Pedro Sereno, Presidente da Casa do Concelho de Ponte de Lima; e de Mariana Moniz, jornalista do Gerador EU.

O evento incluiu uma degustação de produtos típicos dos concelhos das Casas Regionais organizadoras, tendo a Casa da Comarca da Sertã disponibilizado maranho, bucho e filhós de cova, graças ao apoio do Município da Sertã.

—————

Retroceder