Santos Populares na Casa da Comarca da Sertã
Mostrando que a tradição ainda é o que era, a Casa da Comarca da Sertã celebrou os Santos Populares (Sto. António, S. João e S. Pedro), festa com enorme tradição em Lisboa, que se estende por todo o mês de Junho.
Assim, no passado dia 12 de Junho, véspera de feriado em Lisboa, a noite de Santo António foi celebrada com um animado jantar-convívio que durou noite dentro, juntando cerca de 100 pessoas, entre sócios, familiares e amigos.
Para além das tradicionais sardinhas, houve também entremeada e febras, primorosamente assadas pelos sócios José Mendes e Jaime Barata, acompanhadas de broa e pão saloio, de um saboroso caldo verde, oferecido pela Senhora D. Idalina Alves Antunes, e para a sobremesa deliciosas filhós oferecidas pela Sra. D. Elvira Alves Martins.
A animação musical esteve a cargo da Associação Gaita de Foles e do Grupo "Maré da Saudade", sendo a restante selecção musical, muito diversificada aplaudida, da responsabilidade de Martim Magalhães Pereira, Gonçalo Almeida Costa e Nuno Gonçalves Lopes.
A participação da Associação Gaita de Foles, presidida por Francisco Pimenta e nossa associada, consistiu numa brilhante actuação do grupo principal de músicos e englobou ainda uma demonstração dos alunos da Associação, daquilo que têm vindo a aprender semanlmente nas aulas ministradas na CCS.
O Grupo "Maré da Saudade", do qual faz parte António Rodrigues Antunes, acordeonista e nosso associado, brindou-nos com diversos temas do seu repertório de música tradicional portuguesa.
Só nos resta agradecer a todos quantos contribuiram par que esta iniciativa fosse um sucesso e dizer que para o ano há mais!
—————