01/05/2013 10:59

Romaria a São Nuno de Santa Maria

A Vila de Cernache do Bonjardim recebeu no último fim-de-semana de Abril uma Romaria a São Nuno de Santa Maria, iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim e pela Câmara Municipal da Sertã e que pela adesão verificada poderá impulsionar a criação de um culto maior a S. Nuno.

Do extenso programa cultural e religioso, destacamos, no sábado, a apresentação da monografia “Cernache do Bonjardim – Subsídios Históricos”, da autoria do Prof. Doutor Candeias da Silva, membro da Academia Portuguesa da História e antigo aluno do Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, apresentada pela Prof. Doutora Manuela Mendonça, Presidente da referida Academia, realizada no sábado. Domingo, depois da missa campal, realizou-se um almoço-convívio, no qual marcaram presença o Reverendo Padre Albino dos Anjos, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, e o Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, após o que se seguiu a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cernache do Bonjardim e demais ranchos por si convidados, no âmbito da XXX edição do Festival de Folclore Nacional de Cernache do Bonjardim.

A Romaria a São Nuno de Santa Maria, a primeira do género, tendo associado o sector do turismo religioso, surge quatro anos após a tão esperada canonização de D. Nuno Álvares Pereira, que ainda em vida o povo tratava como Santo Condestável.

—————

Retroceder