08/11/2022 12:12

Prémio Literário Armando Batista-Bastos

A Casa da Comarca da Sertã marcou presença na sessão de apresentação do Prémio Literário Armando Batista-Bastos, que decorreu no Museu do Fado, a 26 de Outubro, data em que se assinalou o Dia da Freguesia de Santa Maria Maior.

Iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que através de Ricardo Dias, vogal do Executivo com o pelouro da Cultura, integra o júri, o referido prémio literário evoca Armando Batista-Bastos, reconhecido jornalista, escritor e cronista, que residiu em Alfama e era devoto a Lisboa.

A sessão teve início com a projeção de um filme alusivo ao patrono do Prémio e, num segundo momento, houve a leitura de um trecho da sua obra por Jorge Rodrigues: “Lisboa contada pelos dedos”, considerada uma ode à cidade.

A apresentação foi ainda marcada por um apontamento de fado, a cargo de Jaime Dias, com “Igreja de Santo Estevão", “e Pedro Galveias com “Lisboa Menina e moça", acompanhados à guitarra por Ângelo Freire e à viola por Ivan Cardoso.

Seguiram-se as intervenções de Miguel Coelho, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, de Ricardo Dias, de Manuel Valente, escritor, editor e Presidente do Júri e ainda de João Soares, político e editor, que deram a conhecer ao público a génese do prémio e partilharam alguns traços da personalidade que caraterizavam Armando Batista-Bastos.

Com lançamento previsto para Fevereiro de 2023, do júri deste prémio literário fazem ainda parte a escritora e jornalista Alice Vieira e a poetisa, crítica literária e ensaísta Maria João Cantinho.

—————

Retroceder