21/05/2009 00:00

Ponte de Álvaro, 26 anos a servir a Zona do Pinhal

No passado dia 20 de Maio, o Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã (CCS) recebeu uma palestra sobre a Ponte de Álvaro, importante infra-estrutura rodoviária que liga esta antiga Vila do concelho de Oleiros ao vizinho concelho de Pampilhosa da Serra, no outro lado do Rio Zêzere.

Os oradores convidados foram José Marçal Matos Ferreira, sócio da CCS, e David Mendes Lopes, Presidente do Conselho Regional da CCPS, tendo marcado presença na iniciativa, nomeadamente, o Presidente da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra (CCPS), Anselmo Lopes, o Presidente da Liga Regional "Os Unidos da Freguesia de Álvaro", Augusto Antunes, e o representante de Oleiros no Conselho Regional da CCS, Manuel da Cunha.

A Ponte de Álvaro veio diminuir distâncias na Zona do Pinhal e contribuir para uma melhoria significativa da qualidade de vida das populações d’ aquém e d’ além rio, sendo a sua construção era desde há muito desejada, como nos referiram os oradores, os quais tiveram um papel decisivo em todo o processo, a par de outros, nomeadamente de Américo Pereira de Almeida, sócio da CCS , de José Bernardo das Neves, da Pampilhosa, e do Eng. António Cardoso, então Presidente da CCS.

A primeira “Comissão Inter-Povoações Pró-Construção da Ponte sobre o Rio Zêzere em Álvaro” tinha a seguinte composição: Álvaro/Gaspalha (Oleiros): Américo Pereira de Almeida, José Martins Fernandes, Manuel João André e José Domingues Mendes; Lomba do Barco (Pampilhosa): Raul Lopes, David Mendes Lopes, João Antunes Mendes e José Marçal Matos Ferreira; Maria Gomes (Pampilhosa): Domingos Lopes, António Mendes Antunes, José Antunes Alves e Fernando Lopes; Vale Serrão (Pampilhosa): José Bernardo das Neves, Cipriano Domingos dos Santos, Manuel Marques João e Fernando Antunes Mendes.

Antes da sua construção, que permitiu encurtar a distância entre a Pampilhosa da Serra e Oleiros de 100 km para cerca de 30 Km, a ligação entre as margens do Rio Zêzere era assegurada por um batelão.

A Ponte de Álvaro foi inaugurada oficialmente no dia 27 de Agosto de 1983, dia em que abriu publicamente ao trânsito, tendo sido visitada oficialmente pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes, no dia 20 de Maio de 1984, há exactamente 25 anos.


 

—————

Retroceder