28/06/2012 00:00

Passeio a Água Formosa, Amêndoa e Cardigos

A Casa da Comarca da Sertã realizou um passeio a Água Formosa, Aldeia de Xisto localizada no município de Vila de Rei, bem como a Amêndoa a Cardigos, antigas Vilas que já foram sedes de concelho e que são actualmente freguesias do município de Mação. O referido passeio teve lugar no dia 23 de Junho, sendo o primeiro da série “Antigas Vilas e Aldeias de Xisto da Comarca da Sertã" que a CCS pretende realizar e cujo objectivo principal é a divulgação e promoção da cultura e gastronomia da região.

Chegados Água Formosa, o grupo foi recebido pelos proprietários do turismo rural “Casa da Ribeira (www.aguaformosa.com), parceiro oficial das Aldeias do Xisto e que integra a Casa da Ribeira, a Casa do Forno e a Casa da Lage. Após uma visita guiada à aldeia e um longo passeio até ao Lagar de que são proprietários, no qual está patente uma exposição fotografia que merece ser visitada, ofereceram uma merenda de boas-vindas aos participantes e entregaram uma lembrança da Câmara Municipal de Vila de Rei, que incluiu um frasco de delicioso mel da marca “MelRei.

Seguiu-se a visita a Amêndoa, onde o grupo foi recebido pelo Secretário da Junta de Freguesia. A visita incluiu a Igreja Matriz, templo moderno onde se destacam alguns elementos do antigo templo, nomeadamente uma pintura do séc. XVI do Arcanjo S. Miguel, o Museu Paroquial, que acolhe inúmeros objectos religiosos da antiga Igreja Matriz que foi demolida, bem como o edifício da Junta de Freguesia e uma subida ao emblemático “Cruzeiro”, de onde se pode observar de forma privilegiada uma paisagem única.

Chegados a Cardigos, o grupo almoçou no restaurante Solar do Moinho, sendo posteriormente recebido pelo Presidente da Junta de Freguesia. Seguiu-se uma visita guiada pelo Professor António Manuel Silva, sócio da CCS e professor de história em Proença-a-Nova. A visita incluiu uma subida à Torre da antiga Igreja Matriz, de onde se pode observar uma paisagem sem igual, bem como ao próprio edifício, agora pertença de diversas entidades e que acolhe uma peça única, de rara beleza e valor: o estandarte da Misericórdia de Cardigos, uma pintura sobre madeira datada do séc. XVI. O grupo visitou ainda duas empresas de referência: a fábrica de velas “Santo Condestável”, do Sr. António Martins da Silva, que amavelmente explicou o processo de fabrico e fez uma visita guiada às instalações, bem como a fábrica de enchidos “Tio Zé da Beira”, ponto alto da tarde, onde o seu proprietário, Sr. Marques, guiou os participantes pelas instalações de excelência, explicando o processo de fabrico dos presuntos, nomeadamente o da marca “Mação”.

De regresso ao Solar do Moinho, já no final da tarde, o Prof. António Manuel da Silva apresentou aos participantes inúmeras obras literárias referentes à região do Pinhal Interior Sul, nomeadamente ao concelho de Mação, que integram a sua biblioteca pessoal e que são um excelente testemunho da riqueza cultural da região. Antes do regresso a Lisboa, o grupo foi presenteado com uma fausta merenda pela Junta de Freguesia de Cardigos, a quem muito agradecemos, havendo ainda uma troca de recordações entre a CCS e a referida Junta de Freguesia.
 

—————

Retroceder