08/07/2014 17:05

Passeio à Vila de Álvaro

No passado dia 6 de Julho a Casa da Comarca da Sertã realizou um passeio cultural e desportivo à Vila de Álvaro, no âmbito das visitas às “Antigas Vilas e Aldeias de Xisto da Comarca da Sertã”.

Actualmente uma das freguesias que integram o concelho de Oleiros e a única “Aldeia de Xisto” deste município, Álvaro foi sede do concelho com o mesmo nome, extinto no seguimento da reforma administrativa levada a cabo por Mouzinho da Silveira na primeira metade do séc. XIX.

Chegados à freguesia de Álvaro logo pela manhã, o grupo foi recebido pelo Tesoureiro da Junta de Freguesia e actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Álvaro junto à Capela de Santo António, na Longra, ermida fundada em 1618 pelo Padre Manuel Vaz Camelo e com a qual a visita cultural teve início. Seguiu-se a visita à Casa da Cultura da Gaspalha, localizada nessa aldeia da freguesia de Álvaro, onde o grupo foi recebido pela Direcção da Comissão de Melhoramentos da Gaspalha, entidade proprietária do espaço idealizado por José Martins Fernandes, sócio da Casa da Comarca da Sertã recentemente falecido.

De regresso à Vila, seguiu-se um almoço no Restaurante "Olhar o Zêzere", junto ao rio, o qual contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Álvaro, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Álvaro e do Presidente da Liga Regional "Os Unidos da Freguesia de Álvaro", sócio colectivo da Casa da Comarca da Sertã.

Após o almoço, parte do grupo foi passear de caiaque no rio, enquanto os demais se encaminharam para a Capela de Nossa Senhora da Nazaré, passando depois pelo edifício da Junta de Freguesia, antiga Câmara Municipal de Álvaro, Casa dos Hospitalários, Capela de Santo António e Capela de S. Sebastião. De regresso ao centro da Vila, visitou-se a Igreja Matriz e para terminar a Igreja da Misericórdia, templo digno duma visita mais atenta, bem justificada pelo seu património.

De volta ao Restaurante "Olhar o Zêzere" e antecedendo o regresso a Lisboa, reuniu-se o grupo na sua totalidade para um lanche de despedida, a cargo da Junta de Freguesia de Álvaro.

—————

Retroceder