04/03/2008 00:00

Palestra sobre o centenário do Regicídio

A Direcção da Casa da Comarca da Sertã (CCS) promoveu, no passado dia 28 de Fevereiro, uma palestra sobre a vida e obra do Rei D. Carlos I, por ocasião do 1º centenário da sua morte.


O Prof. Doutor Rui Ramos, historiador, professor universitário e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o Dr. José Manuel Carneiro, Director do Palácio da Pena, foram os oradores que abordaram, respectivamente, a figura histórica do Rei D. Carlos e o enquadramento político do seu reinado que conduziu ao regicídio e a vivência do Palácio da Pena enquanto residência de veraneio pela Família Real portuguesa.

Palestra sobre o centenário do Regicídio

Filho de D. Luís I e de D. Maria Pia de Sabóia, D. Carlos nasceu no Palácio da Ajuda e 28 de Setembro de 1863, sendo-lhe dado o nome de Carlos Fernando Luís Maria Vítor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão. Penúltimo Rei de Portugal, foi Chefe de Estado de 1889 a 1908, ano em que foi assassinado, a 1 de Fevereiro, juntamente com o seu filho mais velho, D. Luís Filipe, no Terreiro do Paço, actual Praça do Comércio, em Lisboa.

D. Carlos I teve um reinado conturbado, marcado, nomeadamente, pelo ultimato inglês, motivado pelo célebre mapa cor-de-rosa, por diversas revoltas nos territórios ultramarinos e pela agitação política motivada pelas lutas de poder entre os partidos da monarquia constitucional e a acção da Maçonaria e da Carbonária contra o regime. Casado com D. Amélia de Orléans, filha dos condes de Paris, foi seu filho o último Rei de Portugal, D. Manuel II, exilado em 5 de Outubro de 1910 com a proclamação da República.

 

—————

Retroceder