01/12/2017 10:41

Palestra sobre D. João d’Amaral e Pimentel

O Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã recebeu uma palestra sobre D. João Maria Pereira d’Amaral e Pimentel no dia 28 de Novembro, a qual teve por orador o Dr. Fernando d' Abranches Correia da Silva, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia e Sócio Honorário da Casa da Comarca da Sertã.

Natural da Vila de Oleiros, onde nasceu a 21 de Julho de 1815 , foi o 28.º bispo de Angra, diocese que governou a diocese entre 1872 e 1889. Homem sensível e culto, dedicado às belas artes e à jardinagem, deu início em 1872 àquela que é actualmente a mais antiga publicação periódica dos Açores, o Boletim Eclesiástico dos Açores.

Em 1881 publicou a monografia "Memórias da Vila de Oleiros e do seu Concelho" como tributo à terra natal e às suas gentes e em cuja introdução se pode ler "É provável que nos tempos vindouros seja agradável recordar estas coisas."

D. João Maria faleceu a 27 de Janeiro de 1889 na Quinta da Estrela, nos arredores da cidade de Angra do Heroísmo.

Marcaram presença, entre outros, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros e o Presidente do Conselho Fiscal da Casa da Comarca da Sertã, bem como representantes da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, da União Regional da Freguesia do Sobral, da Associação Portuguesa de Genealogia, da Casa dos Açores e da Casa do Concelho de Alvaiázere. 

No final foi servido um Porto de Honra com produtos de Oleiros, nomeadamente vinho Callum, licor de medronho, queijo e enchidos, disponibilizados pela Câmara Municipal.

 

 

—————

Retroceder