27/09/2018 20:02

Palestra sobre Centenário da Primeira Guerra Mundial

O Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã recebeu no dia 26 de Setembro a palestra «Os Portugueses na Primeira Guerra Mundial e a Batalha de La Lys», na qual foi genericamente abordado o “esforço de guerra” português e a participação de pessoas oriundas dos concelhos da região.

Muito esclarecedora e tendo por principal objectivo assinalar o centenário do fim da Primeira Grande Guerra, prestando uma singela homenagem a todos aqueles que integraram o Corpo Expedicionário Português, a palestra teve por orador o Dr. Rui Pedro Lopes, jornalista do Público e sócio da Casa da Comarca da Sertã, autor dos livros "Sertanense: 75 anos de História", "História da Sertã", e, mais recentemente, de “O Troviscal e a sua História”.

Na ocasião, o Dr. Rui Pedro Lopes deixou o repto para que as Juntas de Freguesia e os Municípios da região promovam localmente homenagens aos homens dos seus concelhos que integraram o contingente português, os quais, embora na sua grande maioria não tivessem formação militar adequada, participaram naquele que foi o primeiro conflito bélico a nível mundial.

 

—————

Retroceder