26/11/2019 23:52

Palestra sobre Adrião Morais David

O Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã recebeu no dia 20 de Novembro uma sessão evocativa de Adrião Morais David, 1º Comandante dos Bombeiros Voluntários da Sertã.

Realizada a propósito dos 70 anos do seu falecimento, ocorrido a 19 de Novembro de 1949, a palestra teve por orador o Jornalista Rui Pedro Lopes, sócio da Casa da Comarca da Sertã e autor, entre outros, do livro “Associação dos Bombeiros Voluntários da Sertã: 100 anos sempre ao seu lado”.

Natural da Vila da Sertã, onde nasceu a 25 de Julho de 1878, Adrião Morais David licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e foi escrivão de direito na Sertã. Passou fugazmente pela política, tendo sido Vereador, mas foi essencialmente um homem de cultura, ligado ao Grupo de Amadores Certaginense, bem como ao Grémio Certaginense, actual Clube da Sertã, e à Filarmónica Patriota Certaginense, que viria a dar origem à Filarmónica União Sertaginense.

Sempre solidário e atento às necessidades da sua terra natal, foi, em 1941, um dos constituintes da Comissão dos Amigos do Hospital da Sertã, a qual tinha por objectivo a recolha de fundos em Lisboa para aquisição de material cirúrgico para aquela unidade de saúde. Fundador da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Sertã, da qual veio a ser o 1º Comandante, era em 1949, ano do seu falecimento, representante do concelho da Sertã no Conselho Regional da Casa da Comarca da Sertã.

Adrião Morais David foi casado com Ernestina de Sande Marinha, também natural da Sertã, filha de Francisco José Nunes Marinha e irmã de Guilherme Nunes Marinha, que foram ambos Presidentes da Câmara Municipal, tendo falecido em 19 de Novembro de 1949, sem descendência.
 

—————

Retroceder