18/05/2020 12:59

Padre Manuel Antunes e a Europa

A propósito do Dia da Europa, data que se assinala a 9 de Maio, convidámos o Prof. José Eduardo Franco  para uma conversa online no dia 12 de Maio sobre o pensamento europeu do Padre Manuel Antunes.

Autor e coordenador de vários projectos de investigação nos domínios das Ciências Sociais e Humanas, foi, nomeadamente, Coordenador-Geral da Obra Completa do Padre Manuel Antunes, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian,  bem como ex-Presidente do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes. Sócio Honorário da nossa Casa, o Prof. José Eduardo Franco publicou no início deste ano "A Europa ao Espelho de Portugal. Idéia(s) de Europa na Cultura Portuguesa", no qual um dos pensadores de referência é precisamente o Padre Manuel Antunes.

Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leccionou, e antigo sócio da Casa da Comarca da Sertã, o Padre Manuel Antunes nasceu na Sertã a 3 de Novembro de 1918 e faleceu em Lisboa a 18 de Janeiro de 1985. Em 2005 realizou-se um Congresso Internacional subordinado ao tema Padre Manuel Antunes: Interfaces da Cultura Portuguesa e Europeia, coordenado pelo Doutor José Eduardo Franco, a convite da Casa da Comarca da Sertã, após o qual foi fundado o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Mais recentemente, em Novembro de 2018 e a propósito do centenário do seu nascimento, realizou-se o Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, SJ». A sessão de encerramento teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian e foi presidida pelo Presidente da República, o qual destacou aspectos da vida e obra do Padre Manuel Antunes, agraciando o Padre Manuel Antunes com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
 

—————

Retroceder