Padre António de Andrade, descobridor do Tibete
O Padre António de Andrade, ilustre Oleirense e o primeiro europeu a chegar ao Tibete, foi o tema de uma palestra realizada no passado 18 de Março, com a presença, nomeadamente, do Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Professor Doutor Eduardo de Arantes e Oliveira.
A palestra teve como oradores o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José dos Santos Marques, e o Professor Doutor José Esteves Pereira, da Academia de Ciência de Lisboa.
O Presidente do Município deu-nos a conhecer as intenções da autarquia em adquirir a casa onde nasceu António de Andrade, bem como ser seu firme propósito tudo fazer no sentido de continuar a divulgar a vida deste ilustre Oleirense.
O Professor Doutor José Esteves Pereira, da Academia de Ciência de Lisboa, instituição responsável pela publicação, em 1921, da obra “O descobrimento do Tibet”, brindou-nos com uma esclarecedora alocução sobre o percurso de vida de António de Andrade.
António de Andrade, filho de Bartolomeu Gonçalves e de Margarida de Andrade, nasceu na Vila de Oleiros em 1581 e entrou para a Companhia de Jesus com 15 anos. Em 1600 partiu para a Índia como missionário e aí faleceu, em 1634.
—————