02/10/2022 23:03

Outono na 5ª edição da tertúlia literária

Realizada no final de tarde do passado dia 27 de Setembro, a 5ª edição da tertúlia literária teve por tema o Outono, proporcionando-se um espaço de convívio e partilha sobre poemas e textos que abordam, no sentido literal e simbólico, esta estação do ano.

Com coordenação a cargo da sócia e poetisa Isabel Olivença, estiveram em destaque os livros “O Deserto dos Tártaros", apresentado pelo convidado António Lopes, e "O Eremita Viajante", respectivamente da autoria de Dino Buzzati e de Matsuo Bashô. Houve ainda espaço para debate sobre a poesia Haicai do século XVII, de origem japonesa, divulgada no Ocidente a partir do século XIX, em Portugal, por Venceslau de Morais.

Leram-se diversos poemas, nomeadamente do poeta Fernando Pessoa e do seu heterónimo Ricardo Reis, de João Matos e Silva, falecido sócio e dirigente com raízes familiares na Sertã, bem como um texto e poemas de Emília Matos e Silva, sua irmã e actual dirigente. Foi ainda destacado o livro de poesia “Folhas de Outono”, de Isidro António Gayo, sócio fundador da Casa da Comarca da Sertã oriundo de Vila de Rei, obra publicada em 1959 e que integra o acervo da Biblioteca da Casa da Comarca da Sertã.

—————

Retroceder