24/05/2022 23:46

"O Museu da Inocência" na 3ª Tertúlia Literária

Realizada a 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, a 3ª edição da tertúlia literária foi dedicada ao livro “O Museu da Inocência”, do turco Orhan Pamuk, laureado em 2006 com o Prémio Nobel de Literatura.

Publicado em 2008, “O Museu da Inocência” é uma história de amor passada em Istambul nas últimas décadas do séc. XX e relata a paixão obsessiva do herdeiro de uma família rica, Kemal, por uma prima afastada, Füsun, de um meio social menos favorecido. Na impossibilidade de oficializar o relacionamento, pois estava noivo da filha de uma das famílias da elite de Istambul, Kemal começa a coleccionar objectos pessoais e outros que lhe fazem lembrar a sua amada.

Projectado para complementar o romance com o mesmo nome, o Museu da Inocência de Istambul (Masumiyet Müzesi) foi financiado através da verba recebida por Orhan Pamuk no âmbito da atribuição do Nobel, tendo sido inaugurado em 2012.

Sendo os museus espaços de e para a Arte, com origem no hábito humano do colecionismo, próprio da humanidade, desde a Antiguidade, foi lançado o desafio aos participantes para levar um livro que falasse sobre museus, arte ou colecionismo. De entre os diversos livros apresentados, destacamos “Arte por Terras de Nun'Álvares. Pintores e obras dos séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a-Nova”, da autoria do Prof. Doutor Vítor Serrão e da Dra. Ana Maria Farinha.

 

—————

Retroceder