21/12/2023 21:43

Monografia “A Vila de Álvaro e a sua História” apresentada em Oleiros e Lisboa

O Presidente do Município de Oleiros, Miguel Marques, presidiu à sessão de apresentação da monografia “A Vila de Álvaro e a sua História”, que teve lugar na Casa da Cultura, no dia 18 de Dezembro.

Da autoria de Pedro Amaro, Presidente da Casa da Comarca da Sertã e da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro” a monografia dá a conhecer, ao longo de 400 páginas, a riqueza histórica-cultural desta freguesia e em particular da Vila de Álvaro.

Resultado de um longo processo de pesquisa, nela são abordados diversos assuntos, tais como o ensino, os cuidados de saúde, o comércio e serviços, as vias de comunicação, o património religioso e até a genealogia, elencando todas as povoações da freguesia, algumas delas já desaparecidas.

Para além de um capítulo próprio sobre a história da Ponte de Álvaro e o longo processo que culminou com a sua inauguração a 27 de Agosto de 1983, a monografia dedica também um capítulo à história da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, colectividade fundada em 1968 e que teve um papel fundamental na construção da Ponte de Álvaro, reconhecido pela atribuição do Estatuto de Utilidade Pública.

Em Lisboa, a monografia “A Vila de Álvaro e a sua História” foi apresentada na Casa da Comarca da Sertã, no dia 20 de Dezembro.

—————

Retroceder