22/11/2017 17:55

Manso de Lima relembrado em Castelo Branco

A Associação Portuguesa de Genealogia (APG) e a Pinacoteca José Barata de Castilho organizaram a “III Tertúlia Genealógica em Castelo Branco”, a qual decorreu na Pinacoteca José Barata de Castilho, no passado dia 18 de Novembro.

Antecedendo a iniciativa, que teve o apoio da Casa da Comarca da Sertã (CCS), do Arquivo Distrital de Castelo Branco, da Câmara Municipal de Castelo Branco e do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, realizou--se na parte da manhã uma visita guiada ao Arquivo Distrital de Castelo Branco, situado na antiga Casa dos Mota, em pleno centro histórico da cidade de Castelo Branco, a qual foi conduzida pela sua Directora, a Dra. Maria Clara Fevereiro.

Seguiu-se uma sessão solene no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, na qual proferiu umas palavras de boas-vindas o Coronel José Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e o Dr. José Carlos Soares Machado, Presidente da Direcção da APG e com raízes familiares na freguesia do Sobral (Oleiros), o qual ofertou à Biblioteca Municipal o último número da revista anual da APG «Raízes & Memórias», tendo também o Dr. Nuno M. Barata-Figueira, Director da APG e Vice-Presidente da Direcção da CCS ofertado um exemplar do livro «O Núcleo Familiar dos Três Pastorinhos», do qual é co-autor.

Na parte da tarde, foi feita uma visita guiada à Pinacoteca José Barata de Castilho, situada no antigo Palácio dos Cardoso, a qual foi conduzida pelo Professor Doutor José Martins Barata de Castilho, pintor albicastrense. Após a visita, já no salão nobre, estando novamente na posse da palavra o Coronel José Alves e o Dr. Soares Machado, foi oferecida uma árvore genealógica da família paterna de Francisco Tavares Proença Júnior ao Museu do qual é patrono, feita pelo Dr. Fernando d’Abranches Correia da Silva, Secretário-Geral da Direcção da APG e sócio honorário da CCS, à qual se seguiram umas palavras proferidas por José A. S. da Costa Caldeira, Director da APG e sócio honorário da CCS. No mesmo acto, foi também oferecida uma à Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, representada pela Dra. Adelaide Salvado, sua Presidente.

Após as ofertas, deu-se início à tertúlia genealógica propriamente dita. Dentre os vários temas apresentados, os quais foram todos de elevado interesse, damos especial relevo, devido à sua ligação ao território da Comarca da Sertã, «Dois Genealogistas do Distrito de Castelo Branco: Padre Jacinto Leitão Manso de Lima, natural da Sertã», apresentado pelo Eng. António de Mattos e Silva, sócio efectivo da APG e sócio honorário da CCS.

Os outros temas apresentados foram: «Dois Genealogistas do Distrito de Castelo Branco; Capitão Miguel Acciaioli da Fonseca Leitão, natural de Castelo Branco», pelo Dr. Gonçalo Monjardino Nemésio, sócio efectivo da APG; finalizando com uma exposição de «Nobiliários de Famílias Albicastrenses e notas sobre os mesmos», pelo Arq. Jorge de Brito e Abreu, sócio efectivo da APG.

Finalizou-se a tertúlia com a oferta aos oradores dum exemplar dos livros «Siqueiros e Pereiras – Manuscrito Genealógico de Leonel de Abreu de Vasconcellos de Sottomaior, séc. XVIII», pelo Dr. Mário de Vasconcelos, responsável pela sua actualização e notas, sócio efectivo da APG, e também dum exemplar, pelo seu co-autor, Dr. Nuno M. Barata-Figueira, de «O Núcleo familiar dos Três Pastorinhos».


 

 

—————

Retroceder