17/08/2011 00:00

Livro "Os Mendes Barata da Longra" apresentado em Oleiros

O Livro "Os Mendes Barata da Longra" foi apresentado publicamente em Oleiros, no Dia do Município, no passado dia 15 de Agosto, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Comendador José dos Santos Marques.

Após a intervenção do Presidente do Município, o qual salientou a importância de obras desta natureza na promoção e divulgação de Oleiros, seguiu-se a intervenção do representante da Associação Portuguesa de Genealogia e também membro da família Mendes Barata, Dr. Nuno Barata Figueira, que fez a apresentação da obra.

Na sua intervenção, o autor salientou que mais do que a genealogia de uma família, o livro pretende dar a conhecer a história do próprio município de Oleiros, ao qual muitos dos seus membros estiveram intimamente ligados, nomeadamente através do exercício de cargos públicos. Para além da descendência de doze dos tetranetos do casal João Mendes e Apolónia Barata, foram também abordadas na obra outras descendências e parentescos, ainda que de forma não aprofundada, de acordo com a mesma fonte.

Da autoria do Eng. Pedro Amaro, Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã e descendente por via paterna da família Mendes Barata tratada na obra, a referida apresentação teve lugar no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros, tendo marcado presença, nomeadamente, o Vereador Vítor Antunes, o Presidente de Junta de Freguesia de Álvaro, o Presidente da Junta de Freguesia de Sobral, o ex-Secretário da Associação Portuguesa de Genealogia e prefaciador da referida obra, José Caldeira, o Presidente da Direcção do Grupo de Amigos da Freguesia de Orvalho e o Presidente da Direcção da Liga de Amigos da Freguesia de Amieira, entre diversos parentes e amigos.

—————

Retroceder