06/11/2023 10:10

Lançamento do Livro “Casas Regionais em Lisboa. Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa”

No passado dia 25 de Outubro, o antigo refeitório dos monges de S. Bento da Saúde, na Assembleia da República, foi palco da apresentação do livro “Casas Regionais em Lisboa. Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa”, da autoria de Luís Esteves, Professor, Investigador e Presidente da Direcção da Casa do Concelho de Castro Daire.

A sessão foi presidida por Adão Silva, Vice-Presidente da Assembleia da República, após cuja intervenção foi visualizada uma mensagem do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Seguiram-se as intervenções de Beatriz Rocha-Trindade, Socióloga e Professora Catedrática, de Guilherme Almeida e João Paulo Rebelo, Deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, e do Autor, tendo a moderação ficado a cargo de Fátima Lopes.

Antecedendo a apresentação do livro teve lugar uma actuação do Rancho Folclórico de Ribeira de Celavisa, da Casa da Comarca de Arganil, e foi exibido o documentário sobre regionalismo “Chieira. A vaidade em nós mesmos”, também da autoria do Presidente da Direcção da Casa do Concelho de Castro Daire.

A sessão terminou com a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez e degustação de Bolo Podre e Chá Ervital, produtos provenientes de Castro Daire.

Marcaram presença Deputados e diversos representantes de entidades públicas e privadas, nomeadamente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e de várias casas regionais, tendo a Casa da Comarca da Sertã sido representada por Pedro Amaro, Presidente da Direcção.

—————

Retroceder