04/07/2018 14:46

II Visita da ACRL ao concelho de Penacova

A Casa do Concelho de Penacova organizou uma nova visita da ACRL - Associação das Casas Regionais em Lisboa àquele concelho, a qual decorreu no passado dia 1 de Julho.

José Bernardes de Oliveira juntou-se a Adelino Marcelo, actual Presidente da Direcção, e aos Órgãos Sociais da Casa, para acompanhar os regionalistas na visita ao concelho da sua paixão, dando explicações e tecendo os comentários apropriados a cada cenário.

Fizeram-se representar a Casa do Concelho de Alvaiázere, de Pampilhosa da Serra, de Tomar, de Tondela, bem como a Casa dos Tabuenses, a Casa Regional de Ferreira do Zêzere, a Liga de Amigos do Concelho de Valença, e, naturalmente, a Casa da Comarca da Sertã, através da sua Tesoureira, Paula Teixeira.

O autocarro chegou a Penacova a meio da manhã, tendo os convivas sido recebidos nos Paços do Concelho, onde o representante desta entidade, o Vice-Presidente, Dr. João Filipe Martins Azadinho Cordeiro, proferiu um discurso de boas-vindas. Seguiu-se uma troca de lembranças entre a Autarquia e as diversas casas regionais, tendo a Casa da Comarca da Sertã oferecido um exemplar do livro “Troviscal e a sua história", da autoria de Rui Pedro Lopes e editado pela Junta de Freguesia do Troviscal.

Dos inúmeros pontos de interesse de Penacova, desta vez estiveram em destaque, no período da manhã, o complexo de moinhos de Gavinhos, situado na Freguesia de Figueira de Lorvão e o centro histórico da Vila, com os seus belíssimos miradouros. A paragem para o almoço decorreu no Hotel Rural da Quinta Conchada, que encantou os participantes pela sua localização, junto ao Rio Mondego. Já no período da tarde, realizou-se a visita à Barragem da Aguieira, acompanhada por técnico que deu a conhecer alguns aspetos da sua construção bem como da atual relevância na produção de energia elétrica e no plano de abastecimento de água ao baixo Mondego. Antecedendo o regresso a Lisboa, houve ainda tempo para o lanche no Café Turismo, onde as Nevadas de Penacova e os Pasteis de Lorvão foram as “estrelas”.

Uma última nota para referir que os participantes, designadamente, os representantes das diversas Casas, fizeram uma apreciação muito positiva da organização, não deixando de dirigir uma palavra de especial apreço a José Bernardes de Oliveira, antigo presidente de direcção da Casa do Concelho de Penacova, pelo enorme esforço pessoal que implicou ter acompanhado a visita.

—————

Retroceder