Homenagem ao Eng.º Amílcar Barata Salgueiro
A Casa da Comarca da Sertã (CCS) homenageou Amílcar Barata Salgueiro no dia 29 de Outubro, naquele que seria o dia do aniversário do seu nascimento, com a presença da família mais próxima, Manuela Barata Salgueiro e os filhos, Joana e Gonçalo Barata Salgueiro.
A sessão, que teve por oradores Nuno M. Barata-Figueira, genealogista e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CCS, e Pedro Correia, Presidente do Rotary Clube de Lisboa (RCL), contou ainda com a intervenção de Manuela Barata Salgueiro, sua viúva, que leu uma mensagem que a todos sensibilizou.
Pedro Correia transmitiu aos presentes a sua vivência com o homenageado e o papel que este teve enquanto Presidente do RCL, salientado que o Centenário da instituição será também uma forma de homenagear Amílcar Barata Salgueiro, uma vez que estava previsto que este assumisse novamente a presidência, organizando as celebrações.
Nuno M. Barata-Figueira, primo do homenageado, apresentou a sua ascendência familiar por via materna e paterna, salientando as origens dos seus avoengos, naturalmente dos municípios de Oleiros e Proença-a-Nova, mas também dos de Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Oliveira do Hospital e Castelo Branco.
Amílcar Manuel Tavares Barata Salgueiro, que nasceu a 29 de Outubro de 1952, no Vilar dos Condes Fundeiro, freguesia da Madeirã, município de Oleiros, era sobrinho-trineto de Adriano Antão Barata Salgueiro, oriundo da vila de Álvaro e que foi reputado advogado e proprietário em Lisboa, cidade onde se encontra perpetuado na toponímia.
Empresário, com formação académica em Electrotecnia pela Escola Industrial Afonso Domingues e posteriormente pelo actual ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, era membro da Confraria Queirosiana, sedeada em Vila Nova de Gaia, da SHIP - Sociedade Histórica para a Independência de Portugal, e foi presidente do RCL, no mandato 2019/2020.
Amílcar Barata Salgueiro integrou o Conselho Fiscal da CCS por diversos mandatos, tendo falecido a 24 de Junho de 2024, aos 71 anos de idade.
Marcaram presença, nomeadamente, Elísio Chaves, Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa, e Artur Botão, Presidente da ACCL – Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, bem como Fernando Carvalho, Presidente do Conselho Fiscal da CCS, Fernando Lima Antunes, Conselheiro Regional por Proença-a-Nova, e Alda Barata Salgueiro, irmã do homenageado e Secretária da Mesa da Assembleia Geral da CCS.
—————
