28/11/2011 00:00

Homenagem a sócios

A Casa da Comarca da Sertã (CCS) prestou homenagem a quatro dos seus mais antigos sócios, num almoço realizado na sua sede no dia 26 de Novembro e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Foram homenageados Américo Pereira de Almeida (Oleiros), representado por seu filho, Carlos Almeida, José Ribeiro Farinha (Proença-a-Nova), José da Mata Vaz Serra (Sertã), representado por seu filho, António Vaz Serra, e Alberto da Silva Barata (Vila de Rei). A todos foi atribuído o “Pinho de Ouro”, distinção máxima entregue pela CCS àqueles que se distinguiram pela sua conduta pessoal ou profissional, bem como pela ligação mantida com a Casa e a região.

Sobre Américo Pereira de Almeida, sócio da CCS desde 1978 e membro dos seus Corpos Sociais em diversos mandatos, bem como ex-presidente da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, usaram da palavra o Conselheiro Regional por Oleiros, Manuel da Cunha, e o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, tendo ambos destacado a entrega abnegada do homenageado à causa do regionalismo. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros Comendador José dos Santos Marques, entregou a medalha do município a Carlos Almeida, atribuída a seu pai em reconhecimento pelos serviços prestados a propósito da construção da ponte de Álvaro.

A propósito do homenageado José Ribeiro Farinha, sócio da CCS desde 1964  e ex-Conselheiro Regional da CCS por Proença-a-Nova, usaram da palavra a actual Conselheira Regional por Proença-a-Nova, Eng. Irene Cardoso, e o o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, tendo ambos destacado o seu percurso de vida e a entrega abnegada ao regionalismo. Na sua intervenção, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Eng. João Lobo, salientou ainda o apreço do executivo camarário pelo homenageado e pela obra artística produzida ao longo de várias décadas.

Sobre José da Mata Vaz Serra, sócio-fundador da CCS e seu antigo dirigente e presidente, usou da palavra o Deputado Municipal da Sertã, Dr. Celso Matias da Silva, também ele antigo presidente da direcção da CCS, em representação oficial do Presidente da Câmara Municipal de Sertã, José Farinha Nunes, tendo destacado o percurso de vida do homenageado e a sua ligação à CCS e à própria região.

A propósito do homenageado Alberto da Silva Barata, sócio da CCS desde 1960 e que exerce actualmente e desde hà diversos anos o cargo de Conselheiro Regional por Vila de Rei, usaram da palavra a Conselheira Regional por Proença-a-Nova, Eng. Irene Cardoso, o Conselheiro Regional por Oleiros, Manuel da Cunha, e o Deputado Municipal da Sertã, Dr. Celso Matias da Silva, também ele antigo Conselheiro Regional pela Sertã, tendo sido unanimes em salientar o seu percurso de vida pessoal e profissional e a entrega abnegada ao regionalismo.

Marcaram ainda presença, entre outros, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Prof. João Manso, o Presidente da Junta de Freguesia de Álvaro, José Antunes Correia, o Presidente da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, o Presidente da Liga dos Amigos da Freguesia de Isna, o Presidente do Grupo de Amigos da Freguesia de Madeirã e o sócio-fundador Amílcar Francisco de Oliveira, natural do concelho de Sertã.

 

—————

Retroceder