15/04/2011 00:00

"História - Terras Perdidas" apresentado na CCS

O livro "História - Terras Perdidas", da autoria de José Carlos Duarte Moura, foi apresentado no Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã (CCS) no dia 14 de Abril.

Abrangendo a área da Beira Baixa, a presente obra é o resultado de um trabalho de recolha de elementos diversos da tradição oral., sua análise etnográfica e elaboração de um glossário com os elementos recolhidos, constituindo, assim, um contributo relevante para a perpetuação da nossa memória colectiva.

Tal como refere o Autor, “As Lendas, os contos, os provérbios e os ditos populares desempenham um papel bastante importante nas mais diversas comunidades. Estas frases representam o acumulado pelos povos, com o seu viver ao longo dos tempos. Por vezes, encontramos provérbios ou simplesmente ditos iguais com pequenas diferenças em quase toda a Beira Baixa. Noutras ocasiões, surgem-nos outros que somente encontramos noutra localidade.”

José Carlos Duarte Moura nasceu em Castelo Branco e é autor de diversas publicações sobre património e etnografia, nomeadamente, de “Histórias e Superstições na Beira Baixa”, livro também apresentado na CCS e que resulta da recolha de histórias e tradições dos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, entre outros municípios da Beira Baixa.

O Autor ofereceu um exemplar para a Biblioteca da CCS, o qual fica, assim, disponível para consulta. Informamos os nossos sócios e amigos que poderão adquirir a presente obra na CCS.

 

—————

Retroceder