26/10/2011 00:00

Família Mendes Barata reunida em Tomar

Cerca de centena e meia de descendentes do casal João Mendes e de Apolónia Barata, estiveram reunidos no passado domingo, dia 23 de Outubro, na Quinta da Gracinda, em Tomar.

O convívio teve início com uma missa por alma dos membros da família já falecidos, a qual teve lugar na Igreja Matriz de Tomar. Seguiu-se o almoço-convívio, que teve lugar na Quinta da Gracinda, nos arredores de Tomar, juntando cerca de centena e meia de pessoas de todas as idades e que incluiu também alguns membros da família Amaro, ligada por casamento aos Mendes Barata.

Tal como a anterior reunião familiar, realizada no mesmo local em 2009, foi organizada pelos parentes Lisandro Lourenço Rosa, Vítor Santos e Pedro Amaro , autor do livro “Os Mendes Barata da Longra”, que explicou aos presentes a forma como o livro se encontra estruturado, bem como o processo de investigação, quer a nível da genealogia, quer do próprio enquadramento histórico e geográfico das principais freguesias do Município de Oleiros a que esta família se encontra ligada, processo esse que durou cerca de três anos.

A referida obra, apresentada em Oleiros, no dia 15 de Agosto, Dia do Município, e posteriormente em Lisboa, no Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã, no dia 13 de Outubro, trata da descendência de João Mendes e Apolónia Barata, ele natural da aldeia de Longra e ela da Vila de Pampilhosa da Serra e que foram moradores na referida aldeia da freguesia de Álvaro, no concelho de Oleiros, desde finais do século XVII até à actualidade.

Intimamente ligada ao concelho de Oleiros, os membros desta família fixaram-se principalmente nas freguesias de Álvaro, Cambas, Madeirã e Sobral, numa primeira fase, e, posteriormente, com maior expressão, também noutros concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Santarém. Inicialmente uma família de lavradores, dela vieram a descender pessoas que se distinguiram a nível militar e eclesiástico, mas também comercial administrativo e político, num percurso idêntico a tantas outras famílias portuguesas.

Na ocasião o autor salientou o papel relevante que alguns membros da família tiveram ao longo dos tempos, nomeadamente, os Padres João Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Prior da Madeirã), Francisco Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Prior de Cambas), e José Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Vigário de Cernache do Bonjardim), Augusto Mendes Barata (natural da freguesia de Madeirã) e Francisco Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro), que foram Presidentes da Câmara Municipal de Oleiros, o Capitão de Mar-e-Guerra António Mendes Barata (cujo pai era natural da freguesia de Álvaro) , agraciado com a Ordem Militar de Avis e a Ordem Militar de S. Tiago da Espada, bem como o Comendador Gastão Mendes Barata (natural da freguesia de Sobral), fundador da Agência Funerária Barata.

O livro “Os Mendes Barata da Longra” pode ser consultado na Biblioteca da Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa, estando igualmente disponível para venda.

—————

Retroceder