Exposição Evocativa de Nun’Álvares
A Casa da Comarca da Sertã organizou uma exposição evocativa de Nun’Álvares, inaugurada no final de tarde do dia 4 de Novembro, na Casa das Beiras.
Esta exposição é uma homenagem a D. Nuno Álvares Pereira, Patrono da Casa da Comarca da Sertã e uma figura central da história de Portugal. Com ela, pretendemos celebrar a vida e o legado de Nun’Álvares Pereira, ícone de fé e coragem.
Nascido em Cernache do Bonjardim, na Sertã, o Santo Condestável desempenhou um papel decisivo nas guerras pela independência de Portugal, com destaque para a Batalha de Aljubarrota. Após uma vida de batalhas e feitos heróicos, D. Nuno escolheu um caminho de humildade e devoção, ingressando na Ordem do Carmo como Frei Nuno de Santa Maria. O seu túmulo, infelizmente destruído pelo Terramoto de 1755, carregava um epitáfio que sintetizava a sua vida e virtudes:
“Aqui jaz aquele famoso Nuno, o Condestável, fundador da Sereníssima Casa de Bragança, excelente general, beato monge, que durante a sua vida na terra tão ardentemente desejou o Reino dos Céus depois da morte, e mereceu a eterna companhia dos Santos. As suas honras terrenas foram incontáveis, mas voltou-lhes as costas. Foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge. Fundou, construiu e dedicou esta igreja onde descansa o seu corpo.”
Inaugurada pelos Presidentes da Casa da Comarca da Sertã e da Casa das Beiras, Pedro Amaro e José Manuel Couto, a sessão contou com a presença de André de Soure Dores, Assessor da Vereadora Joana Oliveira Costa da Câmara Municipal de Lisboa, e de Elísio Chaves, Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa.
Composta por diversas peças, entre fotografia, pintura, escultura e livros, maioritariamente pertencentes à Casa da Comarca da Sertã, inclui também algumas peças cedidas pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, bem como pela Real Associação de Lisboa, a exposição poderá ser visitada até dia 31 de Dezembro, mediante agendamento.
—————