21/10/2025 18:18

Ex-Líbris de Escritores na Casa da Comarca da Sertã

Foi inaugurada na Casa da Comarca da Sertã, a 13 de Outubro, uma exposição de Ex-Líbris de Escritores das colecções do Mestre Segismundo Ramires Pinto.

Inaugurada no âmbito do Dia Mundial do Escritor, esta exposição temática reúne cerca de 30 ex-líbris, produzidos entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX, nomeadamente de Almeida Garrett, mas também de João Mattos e Silva, David Fernandes Silva e Nuno Barata-Figueira, associados da Casa da Comarca da Sertã, o primeiro dos quais já falecido.

A sessão, na qual marcou presença o Presidente da Direcção da ACRL - Associação das Casas Regionais em Lisboa, contou com as intervenções do Presidente da Casa da Comarca da Sertã e da Presidente da Academia Portuguesa de Ex-Líbris, bem como do Mestre Segismundo Ramires Pinto, que depois realizou uma visita guiada às peças expostas, muitas delas da sua autoria.

No âmbito da iniciativa foram igualmente expostos alguns livros icónicos da região, como “Antiguidades, famílias e varões ilustres de Sernache do Bom Jardim e seus contornos”, de Cândido Teixeira, “Vila de Rei e o seu concelho”, de Monsenhor José Maria Félix, e “Memórias da Vila de Oleiros e do seu concelho”, de D. João Maria do Amaral e Pimentel, bem como diversos títulos publicados mais recentemente por associados da Casa, nomeadamente “Casa da Comarca da Sertã – 75 Anos de Regionalismo”, da autoria de Rui Pedro Lopes, estando igualmente exposto, junto aos mesmos, o ex-libris da Casa da Comarca da Sertã, desenhado pelo associado David Fernandes da Silva.

Encerrando as comemorações do centenário do nascimento de Cardoso Pires, escritor de relevo no panorama literário português, natural de São João do Peso, Vila de Rei, foram também expostos diversos livros da sua autoria, alguns dos quais oferecidos pela família e que integram o acervo da Biblioteca da Casa da Comarca da Sertã.

A referida exposição ficará patente até dia 7 de Dezembro, podendo ser visitada mediante marcação.

—————

Retroceder