06/05/2010 00:00

Estudo sobre a familia Barata Salgueiro apresentado na CCS

"OS DIAS BARATA SALGUEIRO DA MADEIRÃ: As Raízes duma Família do Antigo Termo da Vila de Álvaro" foi apresentado na Casa da Comarca a Sertã (CCS), no passado dia 4 de Maio.

Editado pela Associação Portuguesa de Genealogia (APG), este estudo foi incluído no mais recente número da sua publicação anual “Raízes & Memórias”, a qual pode ser adquirida na CCS, tendo as intervenções estado a cargo do Presidente da CCS, do Secretário-Geral da APG e dos autores, Nuno M. Figueira, nosso sócio, e Luís Cardoso de Menezes.

A família Barata Salgueiro, uma das famílias de maior relevo na zona do Pinhal, teve origens na antiga Vila de Álvaro, actualmente uma das freguesias que integram o concelho de Oleiros.

Adriano Barata Salgueiro, bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, prestigiado Advogado e Benemérito da cidade de Lisboa, um dos membros da família Barata Salgueiro tratados neste estudo e seguramente o mais mediático, faleceu há 115 anos, no dia 5 de Maio de 1895.

O seu nome figura na toponímia de Lisboa, por proposta do então Presidente da Câmara Municipal, Rosa Araújo. O topónimo “Rua Barata Salgueiro” foi aprovado na 19ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Lisboa, a 6 de Maio de 1882.

Terminada a apresentação, foi servido um Porto de Honra com o apoio da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, a que se seguiu um jantar.
Estudo sobre a familia Barata Salgueiro apresentado na CCS

—————

Retroceder