27/10/2019 22:49

Estátua de D. António Barroso inaugurada em Cernache do Bonjardim

Estátua de D. António Barroso inaugurada no dia 22 de Outubro na Vila de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, numa cerimónia presidida por D. Manuel Linda, Presidente da Comissão Episcopal «Missão e Nova Evangelização» e Bispo do Porto,.

Natural de Remelhe, no concelho de Barcelos, D. António Barroso nasceu a 5 de Novembro de 1854, tendo falecido no dia 31 de Agosto de 1918, no Porto, aos 63 anos de idade. Considerado como o “Bispo dos Pobres”, foi aluno do Colégio das Missões Ultramarinas, em Cernache do Bonjardim, criado em 1856 por Sá da Bandeira e encerrado em 1912 por Afonso Costa.

Considerado um dos maiores pensadores da missão do século XIX, D. António Barroso promoveu a renovação do Colégio das Missões Ultramarinas e foi precursor da Sociedade Portuguesa das Missões Católicas Ultramarinas, atualmente designada por Sociedade Missionária da Boa Nova, fundada em 1930 pelo Papa Pio XI.

A inauguração do monumento à missionação portuguesa e evocação da vida de D. António Barroso contou com a presença da maioria dos bispos portugueses, nomeadamente do Bispo de Portalegre-Castelo Branco, bem como do Presidente da Câmara Municipal da Sertã e da Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, tendo a Casa da Comarca da Sertã marcado presença através do Dr. José Pereira Bairrada, ex-Presidente da Direcção e actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova.

—————

Retroceder