29/04/2020 16:54

Dia Mundial do Livro

A propósito do Dia Mundial do Livro, data que se assinala a 23 de Abril, convidámos David Fernandes da Silva, Sócio Honorário da nossa Casa, para uma conversa online sobre livros de autores com estreita ligação aos municípios da região.

Por forma a manter o distanciamento social para mitigar os efeitos da pandemia do Covid-19, na conversa informal que teve lugar, emitida em directo no dia 23 de Abril, através do Youtube, foram referenciadas e contextualizadas diversas obras literárias, nomeadamente da autoria de Alda Barata Salgueiro, Isabel Olivença, João Afonso Machado, Nuno Barata-Figueira, Rui Pedro Lopes e do Presidente da Direcção.

Foram ainda relembrados diversos autores já desaparecidos, nomeadamente Joaquim Manso, de Mação, o Padre António de Andrade, de Oleiros, o Bispo de Angra D. João Maria de Amaral e Pimentel, também de Oleiros, o Padre Manuel Alves Catarino, de Proença-a-Nova, o Comendador Sebastião Alves, de Proença-a-Nova, benemérito local e antigo sócio da Casa, Santos Valente, da Sertã, responsável pelo 1º dicionário da língua portuguesa, o Padre António Lourenço Farinha, da Sertã, o genealogista Cândido Teixeira, também da Sertã, o Padre Manuel Antunes, ilustre pensador e pedagogo sertaginense e antigo sócio da nossa Casa, Monsenhor José Maria Félix, de Vila de Rei, e o escritor José Cardoso Pires, natural de Vila de Rei, bem como Martinho Mendes de Oliveira e João Mattos e Silva, ex-dirigentes da Casa recentemente falecidos.

A encerrar a sessão David Fernandes da Silva declamou os poemas “Esperar”, de Isabel Olivença, e “Meditação do Infante D. Pedro”, “Os Descobridores” e “Quando o tempo vier”, de João Mattos e Silva.

 

 

—————

Retroceder