24/04/2014 09:47

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro foi assinalado na Casa da Comarca da Sertã no dia 23 de Abril, numa sessão em que foram relembrados diversos autores, alguns deles com estreita ligação aos municípios da região abrangida pela Casa.
 
Em ambiente informal, foram referenciadas e lidos excertos de diversas obras literárias, relembrando, nomeadamente, o Padre Manuel Antunes, ilustre pensador e pedagogo do século passado, natural da Sertã e antigo sócio da nossa Casa, José Cardoso Pires, escritor natural de Vila de Rei e cujo nome foi atribuído à Biblioteca Municipal Vilaregense, o Comendador Sebastião Alves, natural de Proença-a-Nova, benemérito local e antigo sócio da Casa, bem como o Capitão Isidro Gaio, natural de Vila de Rei e sócio fundador da Casa da Comarca da Sertã.
 
Dos escritores já desaparecidos, foi ainda relembrado Fialho de Almeida, nascido a 7 de Maio de 1857 na freguesia de Vila de Frades, concelho de Vidigueira, e com raízes familiares na Comarca da Sertã. Seu pai, Valentim Pereira de Almeida, era natural da Vila de Oleiros e ambos os avós paternos, João Pereira de Almeida e Ana Maria de Jesus, eram naturais da Vila de Proença-a-Nova. Médico de profissão, foi autor de “Os Gatos”, “País das Uvas”, “Lisboa Galante”, “Pasquinadas”, “Barbearie Pentear”, “Cidade do Vício”, “Madona do Campo Santo” e “Ceifeiros”, entre outras obras. Faleceu a 4 de Março de 1911 na freguesia de S. Vicente, no concelho de Cuba.
 
Foram também referenciadas e lidos excertos de obras dos sócios Alda Barata Salgueiro, natural do município de Oleiros, João Mattos e Silva, com raízes familiares no município de Sertã, João Afonso Machado, com raízes familiares no município de Oleiros, e Rui Pedro Lopes, natural do município de Sertã, jornalista de profissão e que recentemente publicou “História da Sertã”. José Ribeiro Farinha, artista plástico e também sócio da Casa, natural do município de Proença-a-Nova, leu dois poemas da sua autoria.
 
A sessão contou com a participação especial de José Eduardo Franco, Director do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e o principal responsável pela publicação da Obra Completa do Padre Manuel Antunes. Marcaram presença, nomeadamente, Susana Alves Jesus, Presidente do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, os antigos Presidentes da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, Maria Adelaide Canas, que foi aluna do Padre Manuel Antunes, e Manuel da Cunha, bem como representantes da Liga dos Amigos da Freguesia da Amieira, da Liga Regional "Os Unidos da Freguesia de Álvaro", da União Regional da Freguesia do Sobral e da Casa do Concelho de Alvaiázere.

—————

Retroceder