21/04/2019 18:23

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2019

A Casa da Comarca da Sertã associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, através da divulgação e participação numa visita ao Forte de Sacavém, no dia 18 de Abril.

O Reduto do Monte-Cintra, vulgarmente conhecido como Forte de Sacavém, localiza-se na freguesia e cidade de Sacavém, concelho de Loures, no distrito de Lisboa. Situado na margem direita do rio Trancão, a escassos 800 metros da sua confluência com o rio Tejo, a sua construção remonta ao início do século XIX, no quadro das obras de fortificação de Lisboa.

João Nuno Reis, director da Casa da Comarca da Sertã e técnico superior no SIPA - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico, serviço da Direcção-Geral do Património Cultural, entidade que tutela a gestão do Forte de Sacavém, foi o responsável pela visita guiada às instalações, nas quais se guardam e tratam espólios de variadíssimas proveniências, tanto públicas como privadas.

O inventário e arquivos do património arquitectónico, urbanístico e paisagístico do SIPA são um repositório analógico e digital de informação e de documentos originais sobre o ambiente construído em Portugal. Compreendem os fundos arquivísticos gerados desde meados do século XIX até ao século XXI pelos vários departamentos do governo central encarregados: i) da conservação e restauro dos monumentos nacionais; ii) da construção, recuperação, renovação, ampliação, conservação de edifícios públicos; iii) da gestão de programas públicos de habitação económica. Além disso, o acervo arquivístico do SIPA inclui mais de 50 arquivos e colecções privados criadas por destacados arquitectos, urbanistas, arquitectos paisagistas e designers portugueses do século XX.
 

—————

Retroceder