22/04/2017 12:46

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017

No dia 20 de Abril, pelas 19 horas, o Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã recebeu a palestra ""É Ouro!!! Ouro sobre Azul! - A Talha Dourada em Portugal e nos concelhos da região da Comarca da Sertã".

Organizada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, teve por oradora a Doutora Paula Figueiredo, doutorada em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Técnica Superior no SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitectónico.

Na sua alocução, referiu que a talha dourada assume, em Portugal e nos territórios portugueses no mundo uma magnitude que não é visível em qualquer outro país do mundo, com exemplos concretos de norte a sul de Portugal. A uma arquitetura pobre, imposta por Trento e abraçada pelos arquitetos e engenheiros portugueses, corresponde uma exuberância decorativa, onde talha, azulejo, estuque e pintura mural se aliam para atingir a máxima barroca, defendida por Gian Lorenzo Bernini, do “bello composto”. Nesta apresentação foi abordada esta vertente, a aplicabilidade da talha e analisados os processos de execução da talha dourada, policroma, estofada e encarnada.

Marcaram presença, nomeadamente, representantes da Liga de Amigos da Freguesia de Isna, da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, da União Regional da Freguesia do Sobral e da Casa do Concelho de Alvaiázere, tendo sido servido um Porto de Honra, a cargo de Catering dos Sabores.

—————

Retroceder