28/01/2009 00:00

Dia de Proença-a-Nova na Casa da Comarca da Sertã

O Concelho de Proença-a-Nova esteve em destaque na Casa da Comarca da Sertã, juntando Proencenses, suas famílias e amigos, num animado e participado convívio.

A iniciativa realizou-se no passado sábado, dia 24 de Janeiro, e contou, nomeadamente, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eng. João Paulo Catarino e do seu Vereador da Cultura, Prof. João Manso.

 

Constituída por vários momentos, o “Dia de Proença-a-Nova na Casa da Comarca da Sertã” teve por objectivo principal salientar a riqueza cultural e gastronómica do concelho.

O primeiro deles consistiu na inauguração duma exposição do artista plástico José Ribeiro Farinha, natural da aldeia de Figueira, freguesia de Sobreira Formosa. Composta por algumas obras de pintura e escultura mais representativas do seu percurso artístico, nacional e internacional, permitiu-nos ficar a conhecer ainda melhor o artista e a sua vasta obra. A exposição poderá ser visitada gratuitamente até ao próximo dia 31 de Janeiro.

Seguiu-se a palestra a que designámos “Proença-a-Nova, um concelho a conhecer”. Depois das boas vindas, o Presidente da Direcção passou a palavra ao Presidente da Câmara Municipal, que destacou a importância da realização de actividades do género na divulgação cultural e das tradições dum povo, agradecendo o convite que lhe foi dirigido. Após a sua intervenção, usou da palavra o Prof. António Manuel Silva, docente de história na Escola E.B. 2,3/S. Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova e que nos falou de Pedro da Fonseca, jesuíta e figura de grande relevo, que ficou conhecido internacionalmente como “Aristóteles Lusitano”.

De seguida, na intervenção do Prof. Francisco Cabral, professor de educação visual na mesma escola, foram-nas dadas algumas luzes sobre o processo criativo que esteve por trás da edição do livro de banda desenhada sobre o Foral de Proença, obra que ficou conhecida pelo livro do “Foralito”. A palestra ficou concluída com a intervenção do Comendador Sebastião Alves, natural da Aldeia de Amoreira, na freguesia e concelho de Proença-a-Nova, que nos falou brevemente sobre a sua rica experiência de vida e seu percurso, nacional e internacional.

Depois de um breve intervalo, o momento musical teve inicio com o prestigiado Grupo Coral de Proença-a-Nova, cuja reputação já é de todos bem conhecida e que nos brindou com uma magnífica actuação. Seguiu-se uma surpresa: a actuação do recém-criado Rancho Folclórico dos Casais, que nos deu a honra e o prazer da sua presença, na que foi a sua terceira aparição pública e para quem desejamos uma crescente notoriedade.

A gastronomia regional de Proença-a-Nova não foi esquecida, pelo que se seguiu um lanche com produtos regionais, nomeadamente queijos, chouriças, pão e bolos de mel, produtos que estavam também disponíveis para venda.
 

—————

Retroceder