24/06/2020 23:23

D. Nuno Álvares Pereira nasceu há 660 anos

Faz hoje 660 anos que D. Nuno Álvares Pereira nasceu no Paço do Bonjardim, na Vila de Cernache do Bonjardim, motivo pelo qual 24 de Junho é Feriado Municipal no concelho da Sertã. 

Patrono da Casa da Comarca da Sertã, herói militar, foi graças à sua determinação e empenho que Portugal venceu a Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385, facto decisivo para manter a independência de Portugal face a Espanha e consolidando, assim, D. João I, Mestre de Avis, no trono. Em 15 de Agosto de 1423, depois de se despojar de todos os seus bens, recolheu-se ao Convento do Carmo, que havia mandado construir, adoptando o nome de Nuno de Santa Maria. Faleceu no dia 1 de Novembro de 1431 com fama de santidade, sendo ainda em vida conhecido popularmente por Santo Condestável.

Canonizado pelo Papa Bento XVI no dia 26 de Abril de 2009, foi evocado pela Casa da Comarca da Sertã no dia 18 de Setembro de 2010, numa sessão realizada a propósito dos 650 anos do seu nascimento e no âmbito da qual foi produzida uma medalha em bronze. Designada “S. Nuno de Santa Maria – O Guerreiro e o Santo", a referida sessão teve por oradores Frei Agostinho Marques de Castro, Superior Maior da Ordem do Carmo, o Prof. Doutor Aires do Nascimento, autor do livro "Nuno de Santa Maria - Fragmentos de Memória Persistente", D. Nuno de Bragança van Uden, em representação de S.A.R. o Senhor Dom Duarte de Bragança e o Dr. Fernando d' Abranches Correia da Silva, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia.

—————

Retroceder