12/03/2024 07:35

Contributo da Casa da Comarca da Sertã na dinamização e divulgação dos territórios

Foi publicado na revista científica “O Ideário Patrimonial”, do Centro Transdisciplinar das Arqueologias do Instituto Politécnico de Tomar, um artigo intitulado “Contributo da coletividade Casa da Comarca da Sertã na dinamização e divulgação dos territórios que representa”.

Da autoria de Pedro Fernandes, sócio da Casa da Comarca da Sertã, investigador colaborador do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, actualmente a desenvolver a sua tese de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o objectivo geral do estudo visava lançar uma reflexão sobre a importância do associativismo no território, enquanto que o objectivo específico consistia em analisar os contributos da Casa da Comarca da Sertã (CCS).

Nos resultados da investigação, o autor concluiu que: “… a CCS tem contribuído ao longo dos anos de forma muito significativa para a divulgação e dinamização dos territórios que representa, evidenciando-se uma preocupação constante com as suas gentes, tradições e culturas”. Salienta também que: “No decurso deste trabalho, foi possível constatar, a partir dos textos e notícias publicados, quer da própria coletividade, quer da imprensa local e regional, que o papel da CCS junto dos concelhos que representa tem sido determinante, e traduz-se numa importante dinamização a nível local, regional e até mesmo nacional”.

O artigo poderá ser consultado na íntegra (páginas 124 a 151) através do seguinte link: https://www.cta.ipt.pt/download/OIP_18_Dezembro_2023.pdf.

—————

Retroceder