27/01/2012 00:00

Conferência "O REGISTO CIVIL - Da Monarquia à República

No âmbito da comemoração dos 25 anos da Associação Portuguesa de Genealogia (APG), realizou-se no Centro Nacional de Cultura (CNC), no dia 26 de Janeiro, uma conferência subordinada ao título "O REGISTO CIVIL - Da Monarquia à República", em que foram abordados os temas: "A História do Registo Civil: Verdades e Mitos" e "O Registo Civil: Instrumento fundamental do genealogista".

A referida conferência contou na sua abertura com as intervenções de Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente da Direcção do CNC, de Rui do Amaral Leitão, Vice-Presidente da Direcção da APG, de António Figueiredo, Presidente do Conselho Directivo do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), e de Maria de Lurdes Serrano, Directora da Conservatória do Registo Civil de Lisboa. Marcaram presença, nomeadamente, Filomena Rocha, Directora da Conservatória dos Registos Centrais, Agostinho de Castro Martins, sócio da APG e antigo membro da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, e Pedro Amaro, Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã (CCS).

Os temas "A História do Registo Civil: Verdades e Mitos" e "O Registo Civil: Instrumento fundamental do genealogista" foram apresentados, respectivamente, por Laura Ramires, Conservadora na Conservatória do Registo Civil de Lisboa, e por Sandra Monteiro, Conservadora-Auxiliar na Conservatória dos Registos Centrais, sendo o debate moderado por Nuno M. Barata-Figueira, Director da APG e Vice-Presidente da Direcção da CCS.

 

—————

Retroceder