01/06/2009 00:00

Celebrações do 63º aniversário da Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã (CCS) celebrou o 63º aniversário no passado dia 30 de Maio, em ambiente de animado convívio no Concelho de Oleiros, com um almoço onde marcaram presença, nomeadamente, o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros e o Presidente da Câmara Municipal de Sertã.

Tal como previsto, partimos da Praça de Espanha, por volta das 9horas, em autocarro cedido pela Junta de Freguesia de Monte Abraão, à qual agradecemos, localidade do concelho de Sintra onde residem alguns dos nossos associados.

Depois de uma breve paragem na área de serviço de Santarém, continuámos a nossa viagem rumo a Cernache do Bonjardim, terra onde tudo indica que terá nascido o patrono da Casa da Comarca da Sertã, D. Nuno Álvares Pereira, a quem quisemos prestar uma singela homenagem a propósito da sua canonização, no passado dia 26 de Abril. Relembramos que foi graças à sua determinação de D. Nuno Álvares Pereira que Portugal venceu a Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385, facto decisivo para manter a independência de Portugal face a Castela.

Exemplo de vida e conduta para todos nós, a sua canonização como S. Nuno de Santa Maria, nome que adoptou quando se recolheu ao Convento do Carmo, em Lisboa, onde veio a falecer em 1 de Abril de 1431, engrandece Portugal e os portugueses.

Na deposição da coroa de flores adquirida para o efeito em Cernache do Bonjardim, contámos com a presença da Presidente da Assembleia de Freguesia, Senhora D. Alice Coluna, e do Tesoureiro da Junta de Freguesia, Sr. Mário Simões, que amavelmente nos receberam. Demos, assim, continuidade aos festejos realizados pela Câmara Municipal da Sertã e pela Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim no passado dia 1 de Maio e onde marcámos presença.

Seguimos viagem para Oleiros, onde nos esperava o Sr. José dos Santos Marques, Presidente da Câmara Municipal. O almoço teve lugar no recém-inaugurado Restaurante Maria Pinha, antigo “O Panorâmico”, que reabriu com nova gerência. Irrepreensivelmente confeccionados, da ementa fizeram parte os tradicionais maranhos e bucho, uma saborosa caldeirada de cabrito e excelentes doces para a sobremesa.

Celebrações do 63º aniversário da Casa da Comarca da Sertã

As intervenções tiveram início com o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, que nos deu as boas-vindas, salientando o papel que temos vindo a desempenhar na divulgação e promoção da nossa cultura tradicional em Lisboa.

De seguida, o Presidente da Direcção da CCS, saudou todos os presentes, salientando a importância para todos e em particular para a zona do Pinhal da Canonização de S. Nuno de Santa Maria. Destacou o importante papel que tiveram alguns dos principais sócios fundadores da Casa da Comarca da Sertã, que enviaram ao Governo Civil de Lisboa, em 26 de Dezembro de 1945, aquela que veio a ser a primeira versão dos Estatutos da nossa Casa Regional a saber: José dos Santos Pedro (sócio nº 1, natural da freguesia de Sertã), Mário Florim (sócio nº 2, natural da freguesia de Sertã e um dos fundadores do Sertanense Futebol Clube), José Nunes da Silva (natural da freguesia de Sertã e que veio a ser o 1º Presidente de Direcção), João Antunes Gaspar (natural da freguesia de Madeirã e um dos fundadores do Grupo de Amigos da Freguesia de Madeirã), Manuel Martins Moreira (natural da freguesia de Sobreira Formosa), Carlos Queiroga Tavares (natural de Lisboa mas com ligações a Proença-a-Nova), Joaquim Mateus (natural da freguesia de Álvaro e que veio a ser, nomeadamente, Vice-presidente da Direcção), Jaime Antunes Amaro (natural da freguesia de Pedrógão Pequeno), António Antunes Amaro (natural da freguesia de Pedrógão Pequeno), João da Silva (natural da freguesia de Vila de Rei) e João Lourenço (natural da freguesia de Álvaro).

Coube ao Presidente da Assembleia-geral da CCS, Dr. Manuel Luís Farinha, encerrar os discursos, agradecendo às Autarquias e aos sócios da Casa presentes, em seu nome pessoal e em nome da Casa.

Celebrações do 63º aniversário da Casa da Comarca da Sertã

Antes de sairmos para visitar algumas infra-estruturas importantes do Município de Oleiros, ainda tivemos tempo para duas breves músicas tocadas pelo reputado acordeonista Abílio Alves, das Sardeiras, uma surpresa que tínhamos preparado para este aniversário.

Já com uma ideia do que nos esperaria em termos musicais no regresso, fomos com Presidente da Câmara Municipal de Oleiros visitar o complexo das Piscinas Municipais, cuja excelência merece nota pública, e onde, para além das piscinas ao ar livre, não falta uma ampla piscina coberta e um ginásio com todas as condições para a prática desportiva.

Daí saímos para o moderno Parque de Campismo, localizado junto às piscinas fluviais, onde nos aguardava um pequeno lanche, oferecido pela Câmara Municipal de Oleiros, à semelhança do lanche de despedida que tivemos ao final do dia, novamente no Restaurante Maria Pinha.

Pelo meio tivemos ainda a possibilidade de fazer umas compras de produtos regionais no comércio tradicional local.

Regressados ao Restaurante, o Sr. Abilio Alves continuou a sua actuação musical, brindando-nos com diversas músicas bem conhecidas de todos, enquanto decorria o lanche de despedida. No final, já parto das 21 horas, cantou-se os parabéns à Casa da Comarca da Sertã. Convictos de que foi mais um aniversário bem passado, regressámos a Lisboa, cansados mas satisfeitos.

Resta-nos agradecer a todos os participantes e nomear a presença dos representantes de algumas instituições:
Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros; Presidente da Sociedade Filarmónica Oleirense; Presidente da Junta de Freguesia de Estreito; Presidente da Junta de Freguesia de Sobral; Presidente da Assembleia-Geral da Liga “Os Unidos da freguesia de Álvaro”; Presidente da Liga dos Amigos da freguesia da Amieira; Presidente da Liga de Amigos da freguesia da Isna; Presidente do Grupo de Amigos da freguesia da Madeira; Presidente da Comissão de Melhoramentos da Gaspalha.

—————

Retroceder