10/05/2010 00:00

CCS celebra aniversário em Vila de Rei

A Casa da Comarca da Sertã (CCS) celebrou o 64º aniversário no Município de Vila de Rei, no passado dia 8 de Maio, com a presença, nomeadamente, da Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Sertã e do Chefe de Gabinete da Governadora Civil de Castelo Branco.

CCS celebra aniversário em Vila de Rei

Saímos de Lisboa pelas 9h da manhã, em autocarro cedido pela Junta de Freguesia de Monte Abraão, localidade onde residem alguns sócios da CCS, rumo ao nosso destino. Depois de uma breve paragem na área de serviço de Santarém, chegámos aos Paços de Concelho de Vila de Rei, onde fomos gentilmente recebidos pela Presidente, Sra. D. Irene Barata, acompanhada pelos Vereadores Paulo César, Jorge Tavares e José Januário.

Dirigimo-nos posteriormente à Albergaria D. Dinis, local escolhido para a realização do almoço de confraternização, que juntou cerca de uma centena de convivas, entre sócios, suas famílias e amigos. Da ementa fizeram parte alguns pratos regionais de referência, como é o caso do Bacalhau à Vila de Rei, dos Maranhos e do Bucho recheado, que fizeram as delícias dos presentes.

CCS celebra aniversário em Vila de Rei

No seu discurso, o Presidente da Direcção da CCS, Eng. Pedro Amaro, destacou, nomeadamente, as linhas orientadoras para o presente mandato, salientando a importância dos sócios e das Autarquias continuarem a apoiar a Casa, de forma a atingir os objectivos propostos. Deu ainda nota pública da medalha comemorativa mandada fazer com o duplo propósito: assinalar o 64º aniversário da fundação da CCS e os 650 anos do nascimento de D. Nuno Álvares Pereira, Patrono da Casa, canonizado como S. Nuno de Santa Maria em Abril do ano passado. Seguiu-se a intervenção do Presidente da Assembleia-Geral da CCS, Dr. Manuel Luís Farinha, que louvou publicamente o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Direcção e pela nova dinâmica que tem vindo a imprimir à Casa, agradecendo a presença de todos.

CCS celebra aniversário em Vila de Rei

Antes ainda de dar continuidade à visita a alguns locais de referência do Município, os presentes puderam ainda assistir a uma animada actuação do Grupo de Concertinistas da Casa do Benfica de Vila de Rei. Pelas 16 horas visitámos o Museu Municipal de Vila de Rei, acompanhados pelo Vereador Paulo César e pelas Sras. D. Maria João Costa Pinto e sua irmã D. Maria Teresa Sanchez, sócia da CCS, as quais integraram a Comissão Instaladora deste espaço museológico fascinante e que reúne de forma perfeita, ao longo dos vários espaços recriados, fragmentos da memória colectiva da vida dum povo.

Seguiu-se uma visita às magníficas instalações da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, onde os participantes receberam uma simpática lembrança da Autarquia para mais tarde recordarem o passeio a Vila de Rei. Logo de seguida o grupo partiu em direcção ao Museu de Geodesia e ao centro Geodésico, onde, após visitar o local, se seguiu um lanche oferecido pela Autarquia, que fez questão de presentear a CCS com um excelente bolo de aniversário.

Cantados os parabéns e expressos os votos de felicidades, estávamos já perto da hora prevista para o regresso mas ainda tivemos oportunidade de ir a S. João do Peso, freguesia de onde é natural o nosso presidente do Conselho Fiscal e antigo Presidente da Casa, Sr. Martinho de Oliveira, para visitar o Centro de Acolhimento que fica localizado na localidade de Sesmarias. Acompanhados pelo Vereador Paulo César e pela Vice-Presidente da Direcção do Centro, pudemos testemunhar a excelência das instalações, reflexo da importância dada pela Presidente da Autarquia, Sra. D. Irene Barata ao apoio aos mais velhos como forma de potenciar o desenvolvimento local.

Terminada a esta visita e após um dia em cheio, apesar das condições atmosféricas não serem as mais adequadas para um passeio, rumámos a Lisboa, convictos de que o Município de Vila de Rei está no caminho certo, fruto de uma evolução cuidada e sustentada, virada para o bem-estar da sua população.

—————

Retroceder