16/09/2025 23:23

Casa da Comarca da Sertã assinala centenário de Carlos Paredes

O Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, foi palco de um espectáculo conjunto dos grupos Vozes da Terra (Lafões) e Serenata ao Luar (Coimbra), no dia 13 de Setembro, no âmbito do qual a Casa da Comarca da Sertã assinalou o centenário do nascimento de Carlos Paredes.

Em conjunto e separadamente, foram interpretadas inúmeras músicas do cancioneiro tradicional português e em particular algumas canções icónicas de Carlos Paredes, nomeadamente “Verdes Anos”.

Compositor, guitarrista exímio e antigo sócio da Casa da Casa da Comarca da Sertã, Carlos Paredes nasceu em Coimbra, a 16 de Fevereiro de 1925. Filho do famoso compositor e guitarrista, mestre Artur Paredes, neto e bisneto de guitarristas, em 1934 a família muda-se para Lisboa. Funcionário administrativo do Hospital de S. José desde 1949, no final dos anos cinquenta torna-se sócio da Casa da Comarca da Sertã, então sedeada na Rua da Madalena. Mestre Carlos Paredes veio a falecer a 23 de Julho de 2004, em Lisboa.

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Musical de Lisboa, representada por André de Soure Dores, Assessor do Vereador Diogo Moura, de Laurentina Pereira, Directora Municipal de Cultura, e de Carla Manso, Coordenadora da Biblioteca Orlando Ribeiro, bem como da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa, representada pelos Vice-Presidentes Fernando Mendes e José Carlos Lopes.

—————

Retroceder