11/05/2009 00:00

Cardigos na Casa da Comarca da Sertã

O Dia de Cardigos na Casa da Comarca da Sertã, realizado no passado dia  9 de Maio, Dia da Europa, foi um sucesso, reunindo mais de uma centena de Cardiguenses, familiares e amigos.

A inciativa foi organizada em parceria pela Casa da Comarca da Sertã (CCS) e pela Junta de Freguesia de Cardigos (JFC), que se empenhou activamente na preparação, dando o seu contributo fundamental para o sucesso que todos puderam comprovar, contando com o apoio da Câmara Municipal de Mação.

O programa do Dia de Cardigos foi enriquecido pela participação de diversas pessoas, sem as quais este sucesso estaria certamente comprometido, permitindo-nos destacar o Dr. António Manuel Silva, natural dos Vales e Professor de História na Escola Pedro da Fonseca em Proença-a-Nova.

Dando início ao referido programa, o Presidente da CCS, juntamente com os membros do executivo da JFC, o Presidente da Santa Casa da Misericórida de Carigos e o coordenador da exposição, Dr. Mário Tavares Dias, inauguraram oficialmente a exposição colectiva de artes plásticas, composta por obras dos seguintes artistas locais: Adélia, Américo Delgado, Conceição Tavares, Dulce Cardoso, Gracinda Tavares Dias, Inês Martins, Mário Tavares Dias, Milú Morgado, Nazaré Ribeiro, Ricardo Dias e Rosário Tavares.

"Cardigos e as suas gentes", foi a palestra que se seguiu, tendo a actriz Margarida Carpinteiro, que nasceu em Lisboa mas cresceu em Cardigos, falado sobre o seu último livro, "Um Navio na Gaveta", editado em 2005, bem como nas suas recordações de juventude. Seguiu-se a intervenção do Dr. António Manuel Silva,  que, perante um Salão Nobre repleto e interessado, nos falou sobre a vida e obra do ilustre cardiguense Padre Joaquim da Silva Tavares, nascido nos Casais de São Bento, fundador da Brotéria, revista jesuíta de referência, fazendo questão de sublinhar a dimensão internacional de Silva Tavares, a propósito do Dia da Europa. Após a sua intervenção, foi a vez do Dr. Rui Nunes, também ele Professor de História, nos dar a conhecer a vida e obra do Dr. Joaquim Manso, também ele natural de Cardigos, que foi ordenado padre mas pediu dispensa e foi o fundador do Diário de Lisboa.

Tal como previsto seguiu-se um momento musical, cuja primeira parte esteve a cargo da  Escola de Música de Cardigos, que nos brindou com diversas e  maravilhosas actuações de jovens músicos, de várias idades. As irmãs Sara e Maria Moinhos, excepcionais interpretes de música clássica (violino e violoncelo) com raízes na Chaveira, encerraram de forma brilhante este apontamento musical. Para concluir com chave de ouro este Dia de Cardigos na Casa da Comarca da Sertã, seguiu-se uma merenda com produtos regionais, onde não faltou o maranho, o leitão, presunto, doçaria diversa e vinho regional.

—————

Retroceder