16/01/2020 16:10

Bispo de Angra relembrado no Instituto Português de Heráldica

D. João Maria Pereira d’Amaral e Pimentel, 28.º Bispo de Angra do Heroísmo, foi o tema da mais recente palestra do Instituto Português de Heráldica, realizada no dia 15 de Janeiro, em Lisboa, tendo por orador o Dr. Fernando d' Abranches Correia da Silva, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia e Sócio Honorário da Casa da Comarca da Sertã.

Natural da Vila de Oleiros, onde nasceu a 21 de Julho de 1815, foi Bispo de Angra do Heroísmo, Diocese que governou a diocese entre 1872 e 1889. Homem sensível e culto, dedicado às belas artes e à jardinagem, deu início em 1872 àquela que é actualmente a mais antiga publicação periódica dos Açores, o Boletim Eclesiástico dos Açores.

Em 1881 publicou a monografia "Memórias da Vila de Oleiros e do seu Concelho" como tributo à terra natal e às suas gentes, tendo falecido a 27 de Janeiro de 1889 na Quinta da Estrela, nos arredores da cidade de Angra do Heroísmo.

A Casa da Comarca da Sertã foi representada pelo Dr. Nuno M. Barata-Figueira, Vice-Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã.

—————

Retroceder