08/05/2019 22:51

Bicentenário do nascimento de Barata Salgueiro

O Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã foi palco da palestra “Da Vila de Álvaro à Cidade de Lisboa: Uma Biografia Quase Ignota” no dia 6 de Maio, data em que se celebrava 137 anos que a Câmara Municipal de Lisboa deliberou dar o nome de Barata Salgueiro à rua onde morava.

Organizada a propósito do bicentenário do nascimento do Dr. Adriano Antão Barata Salgueiro (1819-1895) e dando continuação à rúbrica «Grandes Vultos da Comarca da Sertã», foram oradores o Dr. Nuno Miguel M. Barata-Figueira, Director da Associação Portuguesa de Genealogia e Vice-Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, e o Dr. Luís Miguel P. G. Cardoso de Menezes, sócio efectivo da Associação Portuguesa de Genealogia, autores de “Os Dias Barata Salgueiro da Madeirã – As Raízes duma Família do Antigo Termo da Vila de Álvaro”.

Adriano Antão Barata Salgueiro, um dos onze filhos do Major António Antão e de D. Teresa Rosa de Jesus Barata Salgueiro, nasceu na antiga vila e concelho de Álvaro, actualmente uma das freguesias que integram o município de Oleiros, e foi bacharel formado em Leis pela Universidade de Coimbra, prestigiado advogado e benemérito da cidade de Lisboa. Seguramente o mais mediático dos membros desta família, faleceu no seu palácio junto à Avenida da Liberdade, no local onde actualmente se localiza o moderno edifício-sede do Novo Banco, há precisamente 124 anos, no dia 5 de Maio de 1895.

Falecido sem descendência, foram herdeiros dos seus avultados bens, cuja fortuna foi então considerada a sexta maior de Lisboa, sendo que em primeiro figurava o Conde de Burnay, os sesus quatro sobrinhos então ainda vivos, a saber: António Dias Barata Salgueiro, morador nos Padrões (Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra); D. Genoveva Ludovina Dias Barata Salgueiro, moradora em Lisboa; D. Martinha Dias Barata Salgueiro Gaspar, moradora na Madeirã (Oleiros); e D. Maria da Glória Dias Barata Salgueiro, também moradora na Madeirã.

O seu nome figura na toponímia de Lisboa por proposta do então Presidente da Câmara Municipal, José Gregório Rosa Araújo, em reconhecimento do contributo dado na construção da Avenida da Liberdade. O topónimo “Rua Barata Salgueiro” foi aprovado na 19.ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Lisboa, a 6 de Maio de 1882.

Marcaram presença na iniciativa, nomeadamente, o Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia e representantes da Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro e da União Regional da Freguesia do Sobral, associados colectivos da Casa da Comarca da Sertã que desenvolvem a sua acção em prol das mencionadas freguesias do município de Oleiros.

—————

Retroceder