01/12/2019 22:48

Apresentação do livro «Lar das Pedras»

O novo livro de João Afonso Machado foi apresentado publicamente em Lisboa, no Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã, no dia 30 de Novembro.

A apresentação deste livro de poesia, intitulado «Lar das Pedras», esteve a cargo do editor, Daniel Gouveia, com leitura dalguns poemas pela fadista Teresa Machado Enes da Silveira, tendo sido moderada por Nuno M. Barata-Figueira, Vice-Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã e parente do autor.

Nas palavras de Margarida d’Avillez de Ataíde, no prefácio, ”E é assim que, creio, chegaremos a este Lar: de olhar límpido e no mais sagrado silêncio, acolhendo cada palavra, cada poema, como a pedra angular de um lugar perdido e achado numa geografia interior que passará, ao toque de cada página, a ser também o nosso”.

Licenciado em Direito, advogado de profissão, monárquico, poeta, investigador de História Local e genealogista, João Afonso Machado Pinheiro Lobo da Figueira é o actual representante do título de visconde de Pindela. Residente na cidade de Vila Nova de Famalicão, embora esteja umbilicalmente ligado à Quinta de Pindela (na freguesia de Santiago da Cruz), tem ascendência familiar na aldeia do Vilar dos Condes Fundeiro (freguesia da Madeirã, município de Oleiros), localidade onde nasceu o seu sétimo-avô José Barata de Lima.

João Afonso Machado (Pindela) é ainda autor de: «O Morgadio de Pindela» (1999); «Eles Nunca Saberão» (2003); «Caldeiras de Queiroz de Borba» (2004); «Foi Quase» (2006); «Minhotos, Diplomatas e Amigos – A Correspondência (1886-1916) entre o 2.º Visconde de Pindela e António Feijó» (2007); «Contos do Tempo» (2008); «De Uma Família de Mareantes» (2010); «Sem Título» (2012); «Momentos do Meu Sangue» (2014); «Pindela – Influências das Pessoas e do Tempo» (2014); «Memórias Redivivas» (2017); e «Casas Nobres Famalicenses (Ou o Que Delas Resta)» (2019).

No final houve uma prova dos vinhos transmontanos, de Chaves, "Palmeirim d' Inglaterra", ao som da voz e do banjo de Ian Mucznik.

A referida obra literária está agora disponível para leitura na Biblioteca da Casa da Comarca da Sertã, local onde poderá ser adquirida.

—————

Retroceder